25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos realiza-se dia 11 de novembro em Braga

31 de Outubro 2022

A Ordem dos Médicos realiza o seu 25º Congresso Nacional no dia 11 de novembro. O encontro acontece pela primeira vez em Braga.

A iniciativa que junta médicos, cientistas e responsáveis políticos tem como principal objetivo “construir um caminho com resultados imediatos, mas orientado para o futuro, estrutural e capaz de modernizar o sistema de saúde português, nomeadamente o Serviço Nacional de Saúde.”

Em comunicado, foi revelado que o encontro deste ano terá um formato inovado, contando com várias palestras ao estilo “TED Talk”, de 18 minutos cada.

“A nível interno, com uma nova equipa ministerial, uma nova estrutura [direção executiva do SNS] e uma grave crise no acesso a cuidados de saúde, Portugal atravessa um momento crítico e deve decidir que Saúde quer ter durante os próximos anos. Já a nível externo, todo o mundo atravessa tempos marcados pela instabilidade devido à guerra que se arrasta na Ucrânia”, contextualiza na nota o bastonário e presidente do congresso, Miguel Guimarães.

“Em tempos conturbados, é necessário, mais do que nunca, pensar estruturalmente. A Saúde pode contar com os médicos para essa reflexão e, sobretudo, para contribuir para a ação. É esse o papel e a responsabilidade que a Ordem dos Médicos assume perante a sociedade: ajudar a que todos os cidadãos tenham uma Saúde melhor, mais segura e com equidade de acesso. Seja hoje, seja durante os próximos anos”, refere ainda o bastonário.

A “Saúde em Mudança” olhará para temas como: “Desafios para a Formação Médica”; “O SNS do Século XXI”; “As profissões da Saúde: pensar o futuro hoje”; “Saúde Global, desafios e oportunidades”; “Reforma do Sistema Nacional de Saúde”; “Hospitais Periféricos, presente e futuro” e “Transformação Digital na Saúde e Sistemas de Informação”.

O encontro contará com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, e a presidente-eleita da Associação Médica Mundial, Lujain Al-Qodmani. Haverá ainda espaço para os contributos de Maria de Belém Roseira, Domingos Andrade, Ana Paula Martins, Isabel Vaz, António Lobo Xavier, Álvaro Beleza, Pablo Requena, Pedro Duarte, entre muitos outros.

Consulte programa AQUI

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights