Greve dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica compromete normal funcionamento dos hospitais

18 de Novembro 2022

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica aderiram esta sexta-feira à greve nacional da função pública. O sindicato alertou que a paralisação irá comprometer a realização de exames complementares de diagnóstico.

O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica lamentou, em comunicado, a falta de resposta por parte do Ministério às exigências dos profissionais.

“Apesar de termos, permanentemente, insistido e alertado para as imensas dificuldades dos TSDT para conseguirmos a aplicação correta das alterações da carreira, de facto, por ausência sistemática de vontade política para proceder na conformidade dos dispositivos legais em vigor que regulam a carreira, mantêm-se estes trabalhadores sem respostas por parte do Ministério Saúde e do Governo”, afirma o sindicato.

Na nota é referido que a falta de resposta “afeta os direitos fundamentais destes trabalhadores”, justificando, assim, a adesão dos profissionais à greve nacional de hoje.

Os profissionais vão protestar contra “o silêncio por parte do Governo, a não retoma do processo negocial da revisão da carreira e a não assinatura de protocolo negocial que inclua as matérias fundamentai”.

O Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica exigem a regularização da carreira; o reconhecimento da aplicação do sistema de avaliação de desempenho com a atribuição de 1,5 pontos por ano, independentemente do vínculo contratual; o reforço do número de TSDT nos quadros do SNS, aumentos salariais; a abertura de procedimentos concursais para as categorias de TSDT especialista e especialista principal, a atualização do subsídio de refeição, entre outros.

“Trata-se de uma luta, por justiça e equidade, à qual se juntam as profissões das áreas de diagnóstico e terapêutica – análises clínicas e saúde pública, anatomia patológica, citológica e tanatológica, audiologia, cardiopneumologia, nutrição, farmácia, fisioterapia, higiene oral, medicina nuclear, neurofisiologia, ortóptica, ortoprotesia, prótese dentária, radiologia, radioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional e saúde ambiental – que se desenvolvem em complementaridade funcional com outros grupos profissionais da saúde, com igual dignidade e autonomia técnica de exercício profissional”, diz o STSS.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights