Covid-19: Explosão de casos na China começou antes do relaxamento das restrições

15 de Dezembro 2022

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, disse quarta-feira que a explosão de casos de covid-19 na China começou antes de o Governo chinês ter começado a levantar as restrições.

“A explosão de casos na China não se deve ao levantamento das restrições anti-covid. A explosão de casos na China começou muito antes de qualquer flexibilização da política de covid zero”, afirmou Michael Ryan à imprensa em Genebra.

De acordo com o funcionário da OMS, o cenário de que “a China suspendeu as restrições e, de repente, a pandemia está descontrolada” não é a explicação certa.

Michael Ryan indicou que “a doença se espalhou rapidamente, porque as medidas de controlo por si só não a impedem”.

“O aumento da intensidade das transmissões ocorreu muito antes de qualquer mudança na estratégia” destinada a limitar a contaminação, sublinhou o responsável.

Segundo Michael Ryan, “as autoridades chinesas decidiram estrategicamente que, para elas”, a estratégia covid zero “já não era a melhor opção”.

O Ministério da Saúde chinês reconheceu hoje que as infeções estão a “aumentar rapidamente” em Pequim.

Na semana passada, o Governo Xi Jinping abandonou de forma repentina a sua estratégia de covid zero, decretando o fim da quarentena em centros e das campanhas de testagem massiva.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This