De acordo com a nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela SPAVC, o acidente vascular cerebral (AVC) é um problema de saúde pública que representa a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
Para o presidente da Direção da SPAVC, Vítor Tedim Cruz, “é essencial formar os profissionais de saúde que contactam com esta patologia sobre as melhores e mais atuais práticas na abordagem do AVC, nas suas diferentes fases de cuidados”.
O 17.º Congresso Português do AVC irá contar com a participação de especialistas nacionais e internacional “de referência em diversas áreas de interesse”.
“A aposta da SPAVC em integrar convidados internacionais no seu Congresso anual tem-se mantido uma constante, por considerarmos que a troca de experiências multiculturais e a partilha de exemplos muito distintos pode ajudar a reinventar a realidade nacional”, comenta o especialista de Neurologia.
O encontro irá incluir temas como a prevenção, tratamento, reabilitação, assim como também a sustentabilidade na saúde ou a saúde mental.
A SPAVC disponibiliza ainda seis cursos formativos pré e pós-congresso, com públicos-alvo diferentes, em temáticas específicas como “Enfermagem Neurovascular”, “Técnicas ultrassonográficas para guiar decisões terapêuticas na Unidade de AVC”, “Como comunicar no pós-AVC com o doente que não consegue falar”, “Genética e AVC”, “A Via Verde do AVC em 9 perguntas” e “Metodologias MIND”.
Na sessão de encerramento, a SPAVC irá distribuir os prémios das três melhores Comunicações Orais (1.º, 2.º e 3.º), da melhor Comunicação Oral – Caso Clínico, das duas melhores apresentações em cartaz (e-poster), do prémio Multiprofissional, do prémio da melhor celebração do Dia Mundial do Doente com AVC, bem como da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral.
As inscrições estão abertas para todos os profissionais de saúde interessados, bem como estudantes.
PR/HN/VC
0 Comments