Dra Ana Raquel Vieira Médica dentista na Clínica Santa Madalena

Cárie dentária nas crianças

03/13/2023

A cárie dentária nas crianças é a doença crónica mais prevalente na infância. É uma patologia infeciosa, transmissível, resultante da atividade de bactérias específicas que aderem à superfície dentária, metabolizam açúcares e produzem ácidos que ao longo do tempo provocam  desmineralização dentária. A cárie precoce da infância (CPI), antigamente denominada de “cárie do biberão”, caracteriza-se pela presença  de dentes cariados em crianças menores de 6 anos. A American Academy of Pediatric Dentistry reconheceu a CPI como um problema significativo de saúde pública.

Antigamente o tratamento dos dentes de leite era desvalorizado porque estes iriam cair. Com o passar do tempo compreendeu-se que estes têm extrema importância para evitar complicações graves , tais como:

Consultas de urgência / hospitalizações

Tratamentos mais complexos e dispendiosos

Comprometimento do desenvolvimento craniofacial

Risco de perda de espaço para a dentição definitiva

Implicações na fala

Diminuição da capacidade de aprendizagem

Problemas psico- sociais

As famílias devem ser acompanhadas desde a gravidez para serem dadas todas as informações de boas práticas de higiene oral e alimentação. A primeira consulta da criança deverá ser quando nasce o primeiro dente ou até ao primeiro ano de idade e a partir daí de 6 em 6 meses (média).

A higiene oral deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, como uma pasta fluoretada e uma escova adaptada à boca da criança dos 0 aos 2 anos a quantidade de pasta colocada na escova deverá ser de um “grão de arroz” com 1000/1100 ppm de flúor. Nos bebés sem dentes, devemos usar uma dedeira ou gaze após as refeições.

A partir dos 3 anos quantidade de pasta colocada na escova deverá ser de um “grão de ervilha” com 1450 ppm de flúor. O  “não enxaguar” após a escovagem aumenta a eficácia do flúor e o uso do fio dentário em tenra idade auxilia na diminuição do número de cáries interproximais (entre os dentes).

Na alimentação devem ser evitados snacks e bebidas açucaradas entre as refeições uma vez que aumenta o risco de cárie devido ao contacto prolongado entre os açúcares dos alimentos ou líquidos consumidos e bactérias cariogénicas. A amamentação e toma de medicação noturna  também são fatores de risco para o aparecimento de lesões cariosas, sendo sempre aconselhada a higienização da cavidade oral após as mesmas.

A melhor arma para combater este problema grave de saúde pública é apostar na prevenção. Nesse sentido, a implementação de políticas e programas com ações de prevenção e promoção de saúde oral irão garantir a melhoria da qualidade de vida tanto das crianças como das suas famílias.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights