OPP e Direcção Executiva do SNS apresentam novo modelo de gestão para os serviços de Psicologia nas Unidades Locais de Saúde

19 de Março 2023

A Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Ordem dos Nutricionistas e a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apresentaram o novo modelo de gestão e linhas de orientação para a criação de serviços de Psicologia nas 12 novas unidades locais de saúde

Esta implementação tem como objetivo melhorar a acessibilidade dos cidadãos aos serviços de saúde, enquadrada numa visão de promoção da saúde e de prevenção, valorizando os atos dos psicólogos, simplificando o processo de contratação de profissionais de Psicologia, bem como tornando transparente a atividade realizada pelos psicólogos através do portal de transparência do SNS.

“Este é o primeiro passo para facilitar o acesso aos serviços de Psicologia” porque “vem simplificar a contratação”, acredita o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, que relembrou que as pessoas aguardam hoje no SNS “muitos meses por uma primeira consulta, e mais muitos meses por uma segunda consulta”.

Já o Director Executivo do SNS, Fernando Araújo afirma que “a reforma de integração de cuidados é uma das mais relevantes para o SNS”. A contratação de outros profissionais, que não apenas médicos e enfermeiros, será um passo determinante para se apostar na prevenção da doença e na valorização dos actos psicológicos a partir de janeiro 2024.

Para aceder ao documento entregue pela OPP clique aqui.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

Especialistas abordam situação da dengue em Portugal

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) promove na próxima semana a sessão “Dengue em Portugal: Onde Estamos? Risco de Introdução e Proteção de Viajantes”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights