Morreu o médico e político Cândido Ferreira

21 de Março 2023

A Câmara de Leiria lamentou hoje a morte do médico e político Cândido Ferreira, aos 74 anos de idade, realçando que "marcou a história" da cidade.

Cândido Ferreira, nascido em 1949, em Febres, concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), foi médico especialista em nefrologia, tendo marcado a “história de Leiria”, ao ter criado na cidade “uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, tendo sido também pioneiro em algumas técnicas nesta área”, realçou o município, em nota enviada à agência Lusa.

O médico envolveu-se também na atividade político-partidária, tendo sido militante do PS.

De acordo com o jornal Região de Leiria, foi membro da Assembleia Municipal de Leiria, candidatou-se à presidência da Câmara de Leiria, onde foi vereador, presidiu à Distrital do PS de Leiria e foi ainda diretor de campanha da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República.

Em 2011, contestou a liderança de José Sócrates do PS e, em 2015, chegou a candidatar-se à Presidência da República.

“Inquieto por natureza, Cândido Ferreira era um homem ligado às artes e a sua intervenção na cultura fica marcada pelos romances que escreveu”, realçou o município de Leiria.

Segundo a autarquia, o exercício da medicina “era mais do que uma paixão, através da qual tratava os seus pacientes com humanidade, sem procurar proveitos próprios, traços que o levaram ao reconhecimento internacional, ao desenvolvimento de parcerias” e à publicação de inúmeros artigos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights