DE quer acelerar contratação de profissionais de saúde e quer processo concluído este mês

4 de Abril 2023

O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou esta terça-feira, na comissão de saúde, que estão a ser realizados esforços para avançar com a contratação de especialistas na área da psiquiatria até ao final deste mês. 

Fernando Araújo foi ouvido hoje na comissão de saúde, no Parlamento, no âmbito da proposta de lei sobre saúde mental. Na audição, o responsável admitiu que o número de profissionais de saúde no SNS é insuficiente, dando, por isso, a garantia de que estão a ser realizados esforços para responder a este problema.

Na ronda de perguntas, O PSD questionou o Diretor Executivo sobre o “realismo” das medidas previstas no novo diploma. Segundo dados citados pela deputada Helga Correia, o rácio de psiquiatras no SNS está “muito aquém das recomendações da Organização Mundial da Saúde”.

“Em Portugal há apenas 13 especialistas por cada 100 mil habitantes, enquanto a média dos países da OCDE é de 16 psiquiatras por cada 100 mil habitantes. Se olharmos para o SNS, este rácio é de 8 psiquiatras por cada 100 mil habitantes”, alerta a deputada.

Helga Correia sublinhou ainda que Portugal é um dos países europeus com as taxas mais elevadas de perturbações psiquiátricas. “Cerca de 60% das doenças diagnosticadas com perturbações do foro mental não terão acesso a cuidados de saúde mental, até porque a oferta é limitada no SNS. No ano passado havia mais de 12 mil utentes a aguardar a primeira consulta de psiquiatria para adultos nos hospitais públicos”.

Em reposta às questões colocadas pelo grupo parlamentar do PSD sobre a capacidade de resposta do SNS, Fernando Araújo reforçou o compromisso na Direção Executiva e do Ministério da Saúde na cativação de profissionais de saúde.

“Queremos ter mais meios porque achamos que vale a pena apostar nesta área em termos de políticas de saúde. Temos que reforçar as equipas, seja com médicos, enfermeiros e técnicos de saúde porque é realmente dessa norma que conseguimos tratar e prevenir situações mais graves”, afirma.

De forma a conseguir responder às necessidades dos doentes e de garantir mais profissionais no SNS, o responsável da DE anunciou que este órgão está a trabalhar para que seja estabelecido “o plano de vagas para o SNS e, nas especialidades de psiquiatria, conseguir fazer os contratos ainda no mês de abril”.

Trata-se de um “objetivo ambicioso e exigente” que poderá contribuir para a melhoria no acesso aos cuidados de saúde. Fernando Araújo sublinhou que a medida irá ainda evitar a saída de profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

No encerramento da sessão, o Diretor Executivo disse esperar ver concluídos no início do próximo ano os vários investimentos que estão previstos na área da saúde mental.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights