A colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), o Centro para a Ética em Ciência e Jornalismo (Itália) e a empresa Enspire Science (Israel) surgiu para, entre 2023 e 2027, promover residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação, de três a cinco meses.
Em entrevista à NOVA FCSH, os docentes responsáveis pelo projeto, António Granado (docente da NOVA FCSH e investigador do ICNOVA) e Ana Sanchez (docente do ITQB NOVA), explicaram os objetivos. Um deles “é que se possa manter esta ideia das residências de jornalistas em instituições de investigação no futuro”, disse Granado. Muitos aspetos ainda estão a ser delineados. “Os primeiros meses vão ser precisamente para delinear como é que vai funcionar este programa de residências e como é que vai funcionar este programa de formação”, explicou Sanchez.
Apoiando desta forma entre 30 e 40 jornalistas europeus, pretende-se encontrar e divulgar boas histórias, e contribuir para a valorização do jornalismo independente.
PR/HN/RA
0 Comments