Docentes da NOVA recebem apoio para promover residências de jornalistas em instituições de investigação

13 de Abril 2023

O projeto FRONTIERS acaba de receber uma bolsa do European Research Council, no valor de 1,5 milhões de euros, preparando-se para implementar dezenas de residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação.

A colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), o Centro para a Ética em Ciência e Jornalismo (Itália) e a empresa Enspire Science (Israel) surgiu para, entre 2023 e 2027, promover residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação, de três a cinco meses.

Em entrevista à NOVA FCSH, os docentes responsáveis pelo projeto, António Granado (docente da NOVA FCSH e investigador do ICNOVA) e Ana Sanchez (docente do ITQB NOVA), explicaram os objetivos. Um deles “é que se possa manter esta ideia das residências de jornalistas em instituições de investigação no futuro”, disse Granado. Muitos aspetos ainda estão a ser delineados. “Os primeiros meses vão ser precisamente para delinear como é que vai funcionar este programa de residências e como é que vai funcionar este programa de formação”, explicou Sanchez.

Apoiando desta forma entre 30 e 40 jornalistas europeus, pretende-se encontrar e divulgar boas histórias, e contribuir para a valorização do jornalismo independente.

PR/HN/RA

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights