APTAC felicita Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública no Dia Internacional da profissão

15 de Abril 2023

A Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública (APTAC) aproveitou mais um Dia Internacional para felicitar e celebrar os seus profissionais.

Em comunicado, a APTAC recorda que em 1996, no Congresso Mundial de Oslo, foi estabelecido pela Internacional Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) o Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais. Desde a sua integração na IFBLS, a APTAC assumiu esta data como celebração da profissão em Portugal.

Sob o mote “Guardiões da Qualidade e Segurança dos Cidadãos”, a associação vê este dia como uma oportunidade para partilhar com a comunidade profissional, científica e civil a importância do seu papel.

O TACSP, na qualidade de prestador de cuidados de saúde, com qualificações superiores, exerce a sua atividade em complementaridade funcional com outros profissionais de saúde, com igual dignidade e autonomia, no âmbito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento.

A sua atividade tem por base o método científico (baseado na evidência) sustentado por padrões éticos e deontológicos.

O TACSP atua em conformidade com o processo de estudo e investigação concebendo, planeando, organizando, aplicando e avaliando o processo de trabalho, quer no âmbito do prognóstico, rastreio, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes patologias, quer no âmbito da saúde pública e da investigação científica, explica a associação.

Este profissional desenvolve a sua atividade em diversas áreas do diagnóstico laboratorial. As suas principais competências incluem uma profunda compreensão dos fundamentos biomédicos em conciliação com o processo da tomada de decisão clínica, incluindo o desenvolvimento e implementação de métodos de diagnóstico, implementação e gestão de sistemas de certificação e acreditação, garantia da qualidade dos resultados analíticos, atuando em todos os níveis de desenvolvimento do processo analítico, desde o momento da prescrição médica e obtenção da amostra biológica até à interpretação e validação dos resultados analíticos.

Os TACSP podem exercer em estabelecimentos públicos e privados, nomeadamente: laboratórios hospitalares, laboratórios clínicos, laboratórios universitários, laboratórios de investigação/industria farmacêutica e laboratórios de saúde pública.

Os órgãos sociais da APTAC “felicitam todos os TACSP” que, no exercício da profissão, “dignificam a sua missão” e, “mesmo contra as contingências dos tempos atuais”, “não deixam de desempenhar com competência, brio e mestria o seu papel”.

“Os saberes técnicos aliados ao profundo conhecimento científico dos nossos profissionais conferem a certeza de que o cidadão recebe não menos do que a excelência!

Parabéns a todos os TACSP”, remata a associação.

APTAC/PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This