29º CNMI – Cuidados Intermédios: diferentes unidades para diferentes realidades

5 de Maio 2023

O segundo dia do 29.º CNMI terminou com a mesa-redonda “Cuidados Intermédios: diferentes unidades para diferentes realidades”, que contou com a participação de Fernando Friões, Luísa Guerreiro e David Silva.

Luísa Guerreiro, na sua intervenção, começou por apresentar a organização da estrutura assistencial do seu Hospital, uma vez que está organizado por departamentos, sendo que o departamento de Medicina é o maior, uma vez que agrega um grande número de especialidades médicas, sendo que os internistas são os responsáveis pelos doentes. As diferentes especialidades trabalham em regime de consultadoria e na realização de exames auxiliares de diagnóstico e procedimentos técnicos.

“Este tipo de organização permite uma visão abrangente dos problemas do doente e ao mesmo tempo um contributo muito valioso e fundamental de todas as especialidades que são chamadas a dar ‘input’ na resolução destes problemas. É um trabalho muito desafiante, de uma grande riqueza semiológica, de uma grande exigência científica, mas ao mesmo tempo muito rentável e eficaz para o doente. Por outro lado, tem uma grande repercussão na formação, permitindo que internos e também especialistas, tenham contacto com patologias variadíssimas que em hospitais com outro tipo de organização e com internamentos em serviços individualizados, não seriam abordadas pelo Internista. Esta organização reflete-se na Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente (UCIP), que, tal como o seu nome diz, leva este conceito a um nível ainda mais abrangente, uma vez que recebe doentes adultos de todo o hospital, que ficam ao cuidado de uma equipa de Internistas, e conta com todas as outras especialidades, médicas, cirúrgicas e mesmo a Obstetrícia, para dar o seu contributo, mais uma vez em regime de consultadoria e execução de procedimentos técnicos”, explicou.

De seguida, mencionou alguns dados estatísticos, abordou a importância da formação pós-graduada, mencionou em que pontos a Unidade se articula com as restantes estruturas do Serviço e do Departamento de Medicina, e, por último, abordou alguns dos projetos futuros da Unidade, alguns dos quais já estão no início da sua implementação.

A terminar, afirmou que este congresso terá “momentos muito ricos em aprendizagens, mas também, e não menos importante, momentos de troca de ideias, de lançamento de novos projetos e de convivência, que são essenciais à evolução e bem-estar de todos os médicos”.

NR/HN/29ºCNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights