APDI dedica este mês à consciencialização para as DII

7 de Maio 2023

A APDI Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn, dedica o mês de maio à consciencialização para estas patologias, numa altura em que o número de pessoas com DII (Doença Inflamatória Intestinal) continua a aumentar.

De acordo com a associação, em Portugal estas doenças afetam “cada vez mais jovens e adultos em idade ativa”. Atendendo à esta realidade, a associação decidiu assinalar o o Dia Mundial da DII, que se comemora a 19 de maio, com um conjunto de webinars ao longo do mês.

Cada um destes webinars conta com a participação de uma pessoa com a doença que apresenta a sua história de vida, havendo depois a participação de médicos gastrenterologistas e pediatras, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

Para Ana Sampaio, presidente da APDI, “este é o 2º ano em que a EFFCA centra as mensagens para o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino no facto de a DII não escolher idade e, não obstante darmos muita atenção às pessoas que estudam e trabalham e se vêm confrontadas com o aparecimento de uma doença de Crohn ou uma colite ulcerosa, de facto não podemos esquecer os seniores, até porque há casos em que a DII aparece em idades mais avançadas, também”.

Desta forma, e segundo Ana Sampaio, as mensagens a passar este ano nas comemorações do Dia Mundial é que é importante “existirem políticas e estratégias, nas escolas e nos empregos, que tenham em consideração as pessoas que vivem com DII, porque estas patologias têm impacto não só junto do doente e famílias, mas de toda a sociedade”.

As sessões decorrem nos dias 9,16,23 e 30 de maio. A transmissão é realizada através do Facebook e do Canal de Youtube da APDI, às 21 horas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EUA vão restringir acesso a vacinas contra covid-19

Os Estados Unidos vão restringir o acesso às vacinas contra a covid-19, recomendando-as a partir de agora apenas a pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas em situação de risco, anunciaram hoje dois responsáveis.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights