Brasil suspende importação de carne suína da Alemanha por caso de peste suína

15 de Setembro 2020

O Brasil suspendeu as importações de carne suína da Alemanha após a confirmação, na semana passada, de um caso de peste suína africana naquele país, anunciou na segunda-feira o Governo brasileiro.

O Ministério da Agricultura brasileiro indicou que todas as compras de carne suína “‘in natura’ ou pouco processada” estão temporariamente suspensas, sem adiantar por quanto tempo.

A decisão foi motivada pelo registo de um caso da doença num javali encontrado morto na fronteira entre a Alemanha com a Polónia, de acordo com um comunicado das autoridades brasileiras.

O Ministério brasileiro também enviou às autoridades sanitárias alemãs um pedido de “informações detalhadas” sobre as “medidas de biossegurança” adotadas pelas unidades industriais do país europeu.

O Brasil junta-se assim a outros países, como Argentina, China, Japão, Coreia do Sul e Singapura, que já anunciaram embargos à comercialização da carne suína alemã.

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou a existência de peste suína africana num javali, encontrado morto no estado alemão de Brandemburgo, na fronteira com a Polónia.

Até ao momento, este é o único caso confirmado da doença no país, que é o maior produtor de proteína animal europeu.

Embora a peste suína africana não represente um perigo para a saúde humana, é fatal para os porcos.

No final de 2018, um surto maciço da doença forçou a China, o maior consumidor mundial de carne suína, a sacrificar milhões de animais em todo o país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights