Brasil suspende importação de carne suína da Alemanha por caso de peste suína

15 de Setembro 2020

O Brasil suspendeu as importações de carne suína da Alemanha após a confirmação, na semana passada, de um caso de peste suína africana naquele país, anunciou na segunda-feira o Governo brasileiro.

O Ministério da Agricultura brasileiro indicou que todas as compras de carne suína “‘in natura’ ou pouco processada” estão temporariamente suspensas, sem adiantar por quanto tempo.

A decisão foi motivada pelo registo de um caso da doença num javali encontrado morto na fronteira entre a Alemanha com a Polónia, de acordo com um comunicado das autoridades brasileiras.

O Ministério brasileiro também enviou às autoridades sanitárias alemãs um pedido de “informações detalhadas” sobre as “medidas de biossegurança” adotadas pelas unidades industriais do país europeu.

O Brasil junta-se assim a outros países, como Argentina, China, Japão, Coreia do Sul e Singapura, que já anunciaram embargos à comercialização da carne suína alemã.

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde Animal confirmou a existência de peste suína africana num javali, encontrado morto no estado alemão de Brandemburgo, na fronteira com a Polónia.

Até ao momento, este é o único caso confirmado da doença no país, que é o maior produtor de proteína animal europeu.

Embora a peste suína africana não represente um perigo para a saúde humana, é fatal para os porcos.

No final de 2018, um surto maciço da doença forçou a China, o maior consumidor mundial de carne suína, a sacrificar milhões de animais em todo o país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights