“O que os paramédicos fazem” é o tema deste Dia Internacional

8 de Julho 2023

Hoje, o College of Paramedics do Reino Unido reúne-se com mais de 50 associações globais de paramédicos, instituições de ensino superior e organizações afiliadas para criar uma melhor compreensão da amplitude do trabalho realizado em todo o mundo.

Enquanto o Dia Internacional dos Paramédicos do ano passado foi sobre construir orgulho dentro da profissão e celebrar o trabalho realizado por paramédicos e socorristas durante a pandemia de Covid-19, 2023 é sobre inspirar a próxima geração de médicos, melhorar a perceção do público e mostrar a diversidade e complexidade da profissão.

“Como profissionais altamente qualificados, os paramédicos fazem uma contribuição extraordinária para os sistemas de saúde e assistência social em todo o mundo, ajudando os pacientes quando eles mais precisam e fornecem tratamento seguro e eficaz.

Fazem isso apesar dos muitos desafios que a profissão enfrenta atualmente, não apenas no Reino Unido, mas internacionalmente. Atrasos na transferência de ambulâncias, retenção de funcionários, moral e reconhecimento de valor são apenas algumas das principais questões sentidas por todos os paramédicos que trabalham hoje. No entanto, apesar dessas dificuldades significativas, eles continuam a colocar seus pacientes em primeiro lugar, oferecendo cuidados exemplares e compassivos”, explica, em nota de imprensa, a Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH).

Em Portugal juntam-se oficial e reconhecidamente: Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar, Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil, Sociedade Europeia de Emergência Médica (sede atual em Portugal), Colégio Internacional dos Serviços Médicos de Emergência (sede atual em Portugal), Associação Nacional dos Técnicos de Emergência e Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Hoje, o papel dos paramédicos cruza saúde, saúde pública, assistência social e segurança pública, recorda a SPEPH. “Desde 2000, o papel evoluiu dramaticamente, e agora espera-se que os paramédicos gerenciem uma ampla gama de condições no ambiente fora do hospital.”

“Lamentavelmente, Portugal continua sem ter Paramédicos, profissionais altamente qualificados que fariam toda a diferença na salvaguarda da vida humana. Sendo detentores de conhecimentos e habilidades, oriundos de educação superior”, conclui.

Tracy Nicholls, Chefe Executivo do Colégio de Paramédicos, afirma: “O Dia Internacional dos Paramédicos do ano passado foi uma verdadeira celebração da profissão reunida de todo o mundo para revelar por que eles tinham orgulho de ser paramédicos. Mas este ano, a mensagem é clara – ser paramédico é uma profissão versátil, multifacetada e diversificada que cresceu exponencialmente na última década. É hora de as pessoas reconhecerem, entenderem e apreciarem isso. Trabalhar no serviço de ambulância é, obviamente, uma função vital que os paramédicos altamente qualificados desempenham em todo o mundo, e uma que muitas pessoas pensam primeiro, mas isso não é de forma alguma tudo o que fazemos e os paramédicos agora gerenciam uma ampla gama de condições complexas e desafiadoras em uma ampla gama de ambientes fora do hospital.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This