Sindicato diz que há enfermeiros “a receber pouco acima do salário mínimo”

10 de Julho 2023

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) afirmou esta segunda-feira que há enfermeiros "a receber pouco acima do salário mínimo" em lares de idosos nos Açores.

Em comunicado, o SE refere que “esta realidade ilustra claramente uma situação limite que, no arquipélago, evidencia a urgência de equiparação salarial destes profissionais aos demais colegas de enfermagem, que exercem funções na Função Pública.”

Citado na nota de imprensa hoje divulgada, o dirigente do Sindicato dos Enfermeiros considera que é “urgente uma maior atenção e investimento nos cuidados de enfermagem prestados nas ERI da região. Para garantir a sustentabilidade das instituições em causa, bem como a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados nos lares de idosos, é imperioso reconhecer o valor dos enfermeiros que trabalham nesses locais, equiparando-os salarialmente aos demais profissionais”.

Para o enfermeiro Eduardo Bernardino é “inaceitável” a realidade vivida pelos colegas, alegando que a falta de recursos, em várias unidades, pode comprometer “a dignidade e qualidade dos tratamentos oferecidos aos mais velhos”.

Segundo Bernardino, existe uma carência de mais de 200 enfermeiros nos lares do arquipélago.

“Estão reunidas as condições para o início das negociações de um Acordo Coletivo que promova a equidade na profissão e que, acima de tudo, venha a fixar profissionais diferenciados, experientes no setor, de forma que venham a trazer mais valias e serviços diferenciados no setor social da profissão. Haja vontade do governo regional e das instituições sociais em reconhecê-lo e fazê-lo de forma célere que estaremos cá para apresentar soluções e resolver este grave problema”, remata o responsável do Sindicato dos Enfermeiros.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights