BE diz que Governo Regional dos Açores está em incumprimento com unidades de saúde em 30ME

17 de Agosto 2023

O BE/Açores acusou esta quinta-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de estar em “incumprimento” nas transferências para as unidades de saúde de ilha da região em montante que ultrapassa os 30 milhões de euros.

“O BE/Açores quer saber como e quando vai o Governo Regional pagar os milhões de euros que não foram transferidos do Orçamento Regional para as unidades de saúde da região nos anos de 2021 e 2022, que contribui para a asfixia financeira destas entidades, já muito condicionadas pelo seu crónico subfinanciamento”, afirma o partido, em nota de imprensa.

De acordo com o BE/Açores, os relatórios de gestão das unidades de saúde de 2021 e 2022 “mostram que para as Unidades de Saúde de ilha de São Miguel e Terceira não foram transferidos mais de 30 milhões de euros”.

O Bloco considera que o Governo Regional “deve explicações aos açorianos sobre quando e como vai regularizar esta dívida, uma vez que está comprometido com o endividamento zero para este ano”.

Aquela força política da oposição teme um “agravamento em 2023, sobretudo das dívidas a fornecedores, uma vez que o Governo Regional de direita está impedido de recorrer a endividamento financeiro”.

Pretende-se que o Governo Regional “esclareça se a sua opção for não pagar as dívidas às unidades de saúde de ilha, de que modo é que as vai anular”.

O BE/Açores aponta que “esta situação foi detetada em resposta a um requerimento enviado pelo BE ao Governo Regional, a solicitar os relatórios de gestão das unidades de saúde de ilha, o que demonstra a necessidade de tornar estes relatórios públicos para evitar a utilização deste tipo de subterfúgio”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights