Cabo Verde reafirma compromisso com multilateralismo nas Nações Unidas

22 de Setembro 2020

O primeiro-ministro de Cabo Verde assinalou na segunda-feira o 75.º aniversário da Organização das Nações Unidas, dizendo que o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável não devem ser ameaçados pela pandemia de Covid-19.

Numa mensagem de vídeo pré-gravada e transmitida no Salão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, Ulisses Correia e Silva reafirmou o empenho de Cabo Verde no multilateralismo: “o nosso compromisso é constante e consistente (…) e assim será”.

“A pandemia que estamos todos a experienciar não deve ameaçar o desenvolvimento sustentável” pediu o chefe do Governo cabo-verdiano, defendendo a “partilha de responsabilidades”.

O primeiro-ministro constatou que “a pandemia mostrou, mais uma vez, a importância do multilateralismo”, acrescentando que “todos perdem” e “o impacto para o (…)planeta é certamente negativo”.

Pelo seu “potencial devastador” e pelo facto de as alterações climáticas não conhecerem fronteiras, Correia e Silva defendeu que “este é o momento” para ação multilateral e intergovernamental, de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

“As Nações Unidas podem não ser perfeitas, mas o nosso mundo também não é. Porém, o mundo é um sítio melhor por causa das Nações Unidas”, disse o antigo presidente da Câmara Municipal da Praia, capital do país.

Também antigo ministro das Finanças (em 1999 e 2000), Ulisses Correia e Silva notou a “diversidade de países” e defendeu a necessidade de “governação em assuntos globais” como políticas ambientais, saúde pública e sistema de desenvolvimento financeiro.

Na sessão de comemoração do 75.º aniversário das Nações Unidas, Cabo Verde elogiou os “75 anos de contribuição para a segurança, paz, liberdade, democracia, promoção e proteção dos Direitos Humanos e redução da pobreza em todo o mundo”.

A Assembleia Geral da ONU inaugurou na segunda-feira o debate geral de uma forma sem precedentes nos 75 anos da organização, em que a totalidade dos discursos de chefes de Estado e de Governo será feita por vídeos previamente gravados.

A semana de alto nível na Assembleia Geral da ONU começou em Nova Iorque, com a presença limitada de pessoas na sede.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This