Infarmed apela à notificação de reações adversas

7 de Novembro 2023

O Infarmed apelou hoje à população para notificar reações adversas a medicamentos, no âmbito de uma campanha que envolve reguladores de 85 países e que pretende melhorar a segurança dos fármacos.

Em 2022, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) recebeu 26.932 notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos (RAM), sendo que 5.902 (22%) foram recebidas por via direta e 21.030 (78%) através da indústria farmacêutica, segundo relatório de atividades do Sistema Nacional de Farmacovigilância, indicando que a notificação baixou 31% relativamente a 2021.

Para melhorar a notificação, o Infarmed associa-se pelo oitavo ano consecutivo à iniciativa #MedSafetyWeek, liderada pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), com o apoio da International Coalition of Medicines Agencies (ICMRA).

A campanha decorre entre hoje e domingo e pretende alertar para a importância da notificação de reações adversas a medicamentos por parte dos cidadãos e dos profissionais de saúde, assentando no uso de redes sociais, complementado com os ‘websites’ das agências de medicamentos.

A campanha global deste ano envolve reguladores de medicamentos de 85 países e centra-se em “Quem pode notificar?” e como os cidadãos com doença, médicos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde podem contribuir para a farmacovigilância.

O Infarmed adianta, em comunicado, que a participação nesta iniciativa “é uma oportunidade para reforçar as mensagens relacionadas com a importância da notificação de reações adversas junto do público e profissionais de saúde”.

“Apesar de seguros e eficazes, todos os medicamentos podem causar efeitos secundários, pelo que existem medidas em vigor, de forma a monitorizar continuamente a sua segurança após a colocação no mercado”, afirma, sustentando que o objetivo desta monitorização de segurança é “obter mais informações sobre os efeitos adversos já conhecidos ou novos”.

Através do Portal RAM, o Infarmed recebe, organiza e analisa notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

“Os relatórios de notificação ajudam a identificar novas suspeitas de reações adversas a medicamentos ou problemas de segurança sérios e inesperados, e a obter mais informações sobre os efeitos já conhecidos. Ao notificar, o cidadão está a ajudar a tornar os medicamentos mais seguros para todos e a colaborar com o Infarmed no sentido de proteger a saúde pública”, refere o comunicado.

Os dados divulgados pelo Infarmed mostram que nos últimos 30 anos o Portal RAM registou 144.344 notificações de suspeitas de reações adversas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This