ONU alerta para falta de investimento no tratamento de doenças tropicais no Zimbabué

25 de Novembro 2023

O investimento na investigação e prevenção das doenças tropicais negligenciadas continua limitado no Zimbabué, apesar da sua prevalência e do impacto devastador nas comunidades, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aspect Maunganidze, Secretário Permanente da Saúde e da Infância do Zimbabué, país bastante afetado pelas doenças tropicais negligenciadas (DTN), afirmou que a fraca cobertura da comunicação social e a negligência criou um círculo vicioso de pobreza, doenças e deficiências, que afeta milhões de pessoas “em estado de sofrimento perpétuo, especialmente mulheres e crianças”.

Para o responsável, reverter esta tendência requer uma abordagem abrangente que combine prevenção, tratamento e um envolvimento ativo das comunidades afetadas, sendo necessário investir mais na prevenção daqueles que estão em risco de contrair alguma DTN, para melhores resultados no acesso à educação, saúde e emprego.

“As intervenções necessárias para lidar com os desafios incluem prevenção e tratamento, entre outros. Realizamos a administração em massa de medicamentos para prevenir DTN ao longo dos anos, pois sabemos que a prevenção é fundamental para o controle da doença”, disse Maunganidze.

“Como Ministério, reconhecemos a importância de envolver as comunidades na luta contra as DTN. O Governo compromete-se em impulsionar a pesquisa, a inovação, e o controle das doenças. Continuamos a colaborar com os institutos de pesquisa do país, entre outros esforços.”

De acordo com a OMS, a prevenção envolve a implementação de estratégias como melhoria do acesso à água potável, saneamento em condições, práticas de higiene e educação em saúde, medidas que podem reduzir significativamente o contágio.

Para a organização, o acesso a serviços de saúde, incluindo de diagnóstico e de tratamento é essencial, pelo que os sistemas de saúde necessitam ser fortalecidos para serem capazes de oferecer apoio suficiente a todos os infetados.

A OMS e outras organizações internacionais têm lançado iniciativas para acelerar o combate às doenças tropicais negligenciadas, como o Projeto Especial para a Eliminação de Doenças Tropicais Negligenciadas (ESPEN, na sigla em inglês) e o Plano de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS 2021-2030, cujo objetivo é incentivar os governos a comprometerem-se com a cumprimento das metas globais e nacionais relacionadas com a erradicação destas doenças.

As doenças tropicais negligenciadas são um grupo de doenças transmissíveis e evitáveis, que afetam mais de mil milhões de pessoas e representam uma ameaça à saúde global.

O Zimbabué é um país endémico de várias DNT, sendo que a bilharziose, vermes intestinais, filariose linfática e tracoma são as que mais afetam o país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights