Endometriose: MulherEndo espera conseguir maior apoio do novo Governo

6 de Março 2024

A presidente da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose (MulherEndo) falou, esta terça-feira, sobre a realidade portuguesa da endometriose numa reunião no Parlamento Europeu. A MulherEndo realçou que espera conseguir maior apoio do novo Governo.

A fundadora e presidente da direção da MulherEndo foi convidada a discursar na reunião para partilhar a experiência recente junto do Parlamento português, através da Petição Pública que a Associação entregou, em 2022, e que deu origem à instituição do Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose e a uma recomendação ao governo para a criação de um grupo de trabalho sobre as patologias.

“Acreditamos que este envolvimento do Parlamento Europeu poderá ajudar-nos a conseguir que o Governo português demonstre maior interesse e participação na criação de uma estratégia efetiva e necessária de apoio às cerca de 350 mil mulheres que sofrem de Endometriose em Portugal. Esta reunião permitiu-nos criar laços e unir esforços com diversas Associações congéneres de outros países. Deste envolvimento conjunto sairá um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose a ser apresentada ao Parlamento Europeu.”, avança em comunicado Susana Fonseca.

A responsável apelou a um maior envolvimento do novo Governo na criação de uma estratégia de apoio às doentes de endometriose. Criar um modelo para uma Estratégia Europeia para a Endometriose foi uma das metas traçadas no encontro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights