Lisboa recebe hoje Projeto ATIVAR para envolver idosos nas decisões em saúde

7 de Março 2024

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) vai promover, esta quinta-feira, 7 de março, mais uma edição do Projeto ATIVAR. A iniciativa vai acontecer no Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, e pretende promover o uso seguro do medicamento e vacinação junto das pessoas idosas.

Com um foco especial na participação e na cocriação, o Projeto ATIVAR visa proporcionar aos participantes uma voz ativa nas discussões e decisões relacionadas com a sua saúde. A SPLS espera que, no final do evento, os idosos se sintam capacitados e informados para tomar decisões conscientes sobre a sua saúde, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

“Esta edição do Projeto ATIVAR representa mais um passo na missão da SPLS de promover a literacia em saúde e fortalecer o papel ativo dos cidadãos no cuidado com a sua própria saúde”, explica a presidente desta sociedade científica, Cristina Vaz de Almeida. “Nesta edição contamos ainda com a especial participação da Dra. Patrícia Cavaco, presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que se junta ao Projeto ATIVAR, reforçando-o, através de uma ação de sensibilização sobre medicação”.

“Acreditamos que, ao proporcionar um espaço para a discussão e a cocriação, estamos a fortalecer não apenas a saúde individual, mas também a saúde da comunidade como um todo. Esperamos que os participantes saiam do evento mais informados e motivados para cuidar da sua saúde de forma proativa”, continua.

Com o apoio da GSK e da Ordem dos Farmacêuticos, este projeto tem como objetivo a sensibilização e a motivação através do diálogo e da arte, baseado em conhecimentos aprendidos sobre vacinação e medicação e na cocriação de materiais de comunicação. A RUTIS — Rede de Universidades Séniores é parceira do projeto.

O projeto ATIVAR tem tido resultados positivos ao longo do tempo, promovendo cuidados mais seguros e a envolvência de pessoas mais velhas. Esta iniciativa já passou por outros locais, como o Funchal, na Madeira, Casa Animada, em Massamá, e Universidade Sénior NovAtena, em Linda-a-Velha.

A página do projeto pode ser consultada aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights