Lisboa recebe hoje Projeto ATIVAR para envolver idosos nas decisões em saúde

7 de Março 2024

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) vai promover, esta quinta-feira, 7 de março, mais uma edição do Projeto ATIVAR. A iniciativa vai acontecer no Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, e pretende promover o uso seguro do medicamento e vacinação junto das pessoas idosas.

Com um foco especial na participação e na cocriação, o Projeto ATIVAR visa proporcionar aos participantes uma voz ativa nas discussões e decisões relacionadas com a sua saúde. A SPLS espera que, no final do evento, os idosos se sintam capacitados e informados para tomar decisões conscientes sobre a sua saúde, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

“Esta edição do Projeto ATIVAR representa mais um passo na missão da SPLS de promover a literacia em saúde e fortalecer o papel ativo dos cidadãos no cuidado com a sua própria saúde”, explica a presidente desta sociedade científica, Cristina Vaz de Almeida. “Nesta edição contamos ainda com a especial participação da Dra. Patrícia Cavaco, presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que se junta ao Projeto ATIVAR, reforçando-o, através de uma ação de sensibilização sobre medicação”.

“Acreditamos que, ao proporcionar um espaço para a discussão e a cocriação, estamos a fortalecer não apenas a saúde individual, mas também a saúde da comunidade como um todo. Esperamos que os participantes saiam do evento mais informados e motivados para cuidar da sua saúde de forma proativa”, continua.

Com o apoio da GSK e da Ordem dos Farmacêuticos, este projeto tem como objetivo a sensibilização e a motivação através do diálogo e da arte, baseado em conhecimentos aprendidos sobre vacinação e medicação e na cocriação de materiais de comunicação. A RUTIS — Rede de Universidades Séniores é parceira do projeto.

O projeto ATIVAR tem tido resultados positivos ao longo do tempo, promovendo cuidados mais seguros e a envolvência de pessoas mais velhas. Esta iniciativa já passou por outros locais, como o Funchal, na Madeira, Casa Animada, em Massamá, e Universidade Sénior NovAtena, em Linda-a-Velha.

A página do projeto pode ser consultada aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights