Lisboa recebe hoje Projeto ATIVAR para envolver idosos nas decisões em saúde

7 de Março 2024

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) vai promover, esta quinta-feira, 7 de março, mais uma edição do Projeto ATIVAR. A iniciativa vai acontecer no Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, e pretende promover o uso seguro do medicamento e vacinação junto das pessoas idosas.

Com um foco especial na participação e na cocriação, o Projeto ATIVAR visa proporcionar aos participantes uma voz ativa nas discussões e decisões relacionadas com a sua saúde. A SPLS espera que, no final do evento, os idosos se sintam capacitados e informados para tomar decisões conscientes sobre a sua saúde, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

“Esta edição do Projeto ATIVAR representa mais um passo na missão da SPLS de promover a literacia em saúde e fortalecer o papel ativo dos cidadãos no cuidado com a sua própria saúde”, explica a presidente desta sociedade científica, Cristina Vaz de Almeida. “Nesta edição contamos ainda com a especial participação da Dra. Patrícia Cavaco, presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que se junta ao Projeto ATIVAR, reforçando-o, através de uma ação de sensibilização sobre medicação”.

“Acreditamos que, ao proporcionar um espaço para a discussão e a cocriação, estamos a fortalecer não apenas a saúde individual, mas também a saúde da comunidade como um todo. Esperamos que os participantes saiam do evento mais informados e motivados para cuidar da sua saúde de forma proativa”, continua.

Com o apoio da GSK e da Ordem dos Farmacêuticos, este projeto tem como objetivo a sensibilização e a motivação através do diálogo e da arte, baseado em conhecimentos aprendidos sobre vacinação e medicação e na cocriação de materiais de comunicação. A RUTIS — Rede de Universidades Séniores é parceira do projeto.

O projeto ATIVAR tem tido resultados positivos ao longo do tempo, promovendo cuidados mais seguros e a envolvência de pessoas mais velhas. Esta iniciativa já passou por outros locais, como o Funchal, na Madeira, Casa Animada, em Massamá, e Universidade Sénior NovAtena, em Linda-a-Velha.

A página do projeto pode ser consultada aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This