Sílvia Correia, pneumologista especialista em Medicina do Sono no Hospital Trofa Saúde Boa Nova, Gaia e Braga; investigadora na ULS Matosinhos; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

É possível dormir bem! Conheça as ferramentas mais eficazes para um bom sono

03/08/2024

Com o Dia Mundial do Sono a aproximar-se, vamos falar sobre as estratégias mais eficazes baseadas na ciência para dormir melhor.

Exposição solar: Saia de casa e exponha-se à luz solar 30-60 minutos depois de acordar. Bastam 5 min se estiver sol, 10 min se estiver enevoado e 30 minutos se o tempo estiver totalmente encoberto. Esta ferramenta é das que mais ajuda na melhoria do sono.

Exercício físico: Na primeira hora depois de acordar pratique exercício físico, de forma a subir a temperatura corporal. Se não tiver tempo, basta fazer um exercício curto de 5-10 minutos como saltar à corda, correr, fazer agachamentos ou técnicas de ioga/pilates. Se praticar exercício de tarde, dê um intervalo de 2h com a hora de dormir e faça na mesma os 10 minutos de exercício pela manhã.

Cafeina: Evite a cafeina 8-10h antes de dormir, por isso, no máximo depois das 14h não deverá tomar mais café. Nas pessoas com insónia, aconselho a toma de apenas 1 café de manhã.

Sestas: As sestas nunca devem exceder os 20 minutos. Se sofre de insónia, as sestas não são recomendadas.

Jantar: Dê um espaço de 2h entre o jantar e a hora de dormir e evite refeições pesadas e picantes.

Álcool: O álcool prejudica o sono, mesmo em pequenas quantidades. Não beba álcool nas 3h antes de dormir.

Intensidade das luzes em casa: Depois de jantar, diminua a intensidade das luzes em casa. Use candeeiros com lâmpadas de luz amarela e de baixa voltagem. Instalar reguladores de intensidade da luz é uma boa opção.

Dispositivos eletrónicos: 1h30 antes de dormir desligue os dispositivos eletrónicos, tal como o computador, televisão, telemóvel e tablets. Todos eles bloqueiam a libertação de melatonina (a hormona do sono), mesmo com a opção de bloqueio de luz azul (tal como o NightShift, disponível nos dispositivos da Apple).

Quarto: O quarto deve ser fresco (18-20 graus), escuro e livre de ruídos. Tire todos os dispositivos eletrónicos do quarto (inclusive a televisão). O quarto deve ser reservado apenas para dormir. Um bom colchão e almofada também são essenciais para um bom sono.

Banho quente: O duche ou banho quente à noite facilitam o adormecimento.

Horários de sono regulares: Deite-se e acorde sempre à mesma hora, incluindo ao fim de semana.

Sair do quarto se não dormir:  Se não conseguir adormecer em 30 minutos, saia da cama e vá para outra divisão. Faça algo relaxante: ouvir uma música calma, ler um livro, fazer uma meditação ou técnica de relaxamento como o yoga nidra. Quando sentir sono, regresse para o seu quarto. Faça o mesmo se acordar a meio da noite.

Magnésio: O magnésio é um mineral importante para o stress e o sono. Pode ser tomado 20 a 60 minutos antes de dormir. Para uma melhor absorção, recomendo 400 mg de citrato de magnésio, 200 mg de bisglicinato de magnésio ou 145 mg de treonato de magnésio.

Se aplicar estas ferramentas, as melhorias surgem ao fim de 2-4 semanas mas se isso não acontecer, deverá marcar uma consulta de Medicina do Sono. Procure ajuda para dormir melhor.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights