Hospital de Ponta Delgada com nova técnica no serviço de cardiologia

8 de Março 2024

O Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, conta a partir de hoje com uma nova técnica invasiva realizada no serviço de cardiologia, evitando-se o encaminhamento de doentes para o continente, anunciou a unidade hospitalar.

De acordo com uma nota de imprensa do Hospital do Divino Espírito Santo, a nova técnica realizada na Unidade de Intervenção Cardiovascular abrange uma área específica da cardiologia que, “até a data, não estava instalada no Serviço Regional de Saúde e que justificava o envio de algumas dezenas de doentes por ano para hospitais centrais no continente”.

Citada na nota de imprensa, a médica do Serviço de Cardiologia Anabela Tavares refere, que, “para que fosse possível a realização desta técnica, foi necessária a aquisição de competências específicas, nomeadamente ter médicos com a subespecialidade de cardiologia de intervenção e competências em ecocardiografia, concretamente a transesofágica, bem como, meios técnicos de diagnóstico e equipamentos diferenciados”.

Esta nova técnica permite fechar o ‘foramen ovale patente’, um canal que permite a comunicação entre as cavidades direitas e esquerdas do coração durante a vida fetal.

Habitualmente, este canal encerra-se espontaneamente após o nascimento, mas pode persistir até à idade adulta em 20-30% dos casos, segundo a nota do hospital.

As principais indicações para encerramento do canal são AVC criptogénicos e embolias sistémicas, entre outros.

Na introdução, hoje, desta nova técnica, esteve uma equipa do Hospital do Divino Espírito Santo chefiada por Miguel Pacheco, que integrou os profissionais António Fontes, Santos Serena e Nuno Pelicano.

Esta equipa foi tutelada pelos médicos João Silveira e André Luz, do Hospital de Santo António, no Porto, e teve o apoio do serviço de anestesiologia do Hospital do Divino Espírito Santo, dirigido pela médica Cecília Dias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights