Ana Paula Martins é a nova ministra da Saúde

28 de Março 2024

Ana Paula Martins foi esta quinta-feira nomeada a nova ministra da Saúde. 

O novo Governo liderado por Luís Montenegro foi apresentado hoje, confirmando alguns rumores ouvidos nos bastidores da Saúde. Nos últimos dias, Ana Paula Martins tinha sido apontada como uma das favoritas para suceder ao cargo até agora ocupado por Manuel Pizarro.

A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e antiga presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte torna-se agora a nova ministra da Saúde.

Sem surpresa para muitos, Ana Paula Martins passa a ser responsável pela pasta da Saúde até 2028, caso os sociais-democratas consigam garantir o mandato até ao fim da legislatura.

Durante a campanha eleitoral, a nova ministra falou ao HealthNews sobre as novas prioridades para a Saúde. Na altura, Ana Paula Martins garantiu que os recursos humanos era uma das principais preocupações da Aliança Democrática.

Em entrevista ao nosso jornal, a nova ministra afirmou que algumas das reformas implementadas pelo anterior Executivo no Serviço Nacional de Saúde iriam merecer uma nova apreciação, afastando qualquer questão ideológica.

“Quando falamos em transformação e reformas que precisam de ser feitas para que o SNS possa responder àquilo que é a procura, sobretudo na fase pós-pandemia, não estamos a querer dizer que não possa haver continuidade de algumas das políticas que demonstrem ou venham a demonstrar bons resultados”, reconheceu.

Entre as questões prioritárias para a Saúde, Ana Paula Martins sublinhou a implementação de um Plano de Emergência; a atribuição de médico e equipa de saúde familiar para todos os cidadãos; a avaliação da reintrodução das parcerias publico-privadas; a digitalização e reorganização do sistema de saúde.

Sobre o futuro da Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde, a nova responsável frisou que os sociais-democratas iriam olhar com atenção para o atual modelo.

“É preciso falar com a Direção Executiva e perceber quais são as perspetivas, os meios que dispõe e qual é o modelo de trabalho que prevê com os seus estatutos. Por outro lado, vai ter de se questionar a rede do SNS sobre como é que avalia o desempenho da própria Direção Executiva. Isto é muito importante. É preciso perguntar àqueles que estão à frente dos hospitais e dos centros de saúde se veem mais valor e se consideram que existem vantagens para o sistema”, afirmou.

Embora tivesse reconhecido a intenção “corrigir” algumas questões, Ana Paula Martins admitiu que “aquilo que estiver a funcionar bem é para continuar. Não nos podemos dar ao luxo de mudar o que está bem, mas também não podemos de manter o que está mal. Isso não é possível com a Aliança Democrática”.

No que toca ao novo modelo de Unidades Locais de Saúde, a posição de Ana Paula Martins sempre foi de discordância, tendo este sido um dos motivos que a levaram a apresentar a demissão como presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Ana Paula Martins é Licenciada em Ciências Farmacêuticas (FFUL), Mestre em Epidemiologia (FCM-UNL) e Doutora em Farmácia Clínica (FFUL).

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights