Cabo Verde e China celebraram protocolo de cooperação na área da saúde

23 de Maio 2024

Cabo Verde e China celebraram hoje na capital cabo-verdiana, Praia, um protocolo por seis anos (2024-2029) na área da saúde que dá continuidade à cooperação e apoio ao setor com deslocação de equipas médicas ao arquipélago.

“As nossas prioridades incluem a diferenciação dos cuidados e o fortalecimento dos serviços de saúde através de iniciativas inovadoras”, referiu a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que classificou a cooperação ao longo de 40 anos como “inestimável” no apoio técnico e médico.

O protocolo foi rubricado pela governante e pelo embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, que assinalou a assistência ao Hospital Agostinho Neto, na Praia, a construção da maternidade do Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, ilha de São Vicente, e a doação de equipamentos médicos como pontos importantes da cooperação, além da capacitação e intercâmbio académicos.

“Acredito que o espírito da equipa médica chinesa em salvar vidas continuará a ser transmitido e a amizade passará de geração em geração”, referiu.

Durante a cerimónia de hoje foi ainda entregue ao Hospital Agostinho Neto um conjunto de equipamentos médicos avaliados em cerca de 43 mil euros.

A primeira equipa médica chinesa chegou ao país em 1984, totalizando, até hoje, 21 deslocações, englobando cerca de 200 médicos em diferentes especialidades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denuncia em comunicado a “peocupante” situação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), relatando sérios constrangimentos no atendimento dos pedidos de ajuda pelo CODU

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights