Partha Kar, Bryan Cleal e David Macklin confirmados no 6.º Congresso Nacional da APDP

28 de Junho 2024

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) apresentou hoje o programa preliminar do seu 6.º congresso nacional, que conta com a presença, a 7 de novembro no Centro Ismaili de Lisboa, de Partha Kar, Bryan Cleal e David Macklin.

Partha Kar, consultor do NHS (Reino Unido) na área da diabetes, já escolheu o título da sua palestra: “Caminhando com coragem… onde ninguém esteve antes”.

Bryan Cleal, investigador no Steno Diabetes Center (Dinamarca), contribui com o tema “Jornada contínua: Gerir a diabetes tipo 2 e lidar com o estigma no local de trabalho”.

“Será a obesidade uma doença do cérebro?” é uma sessão conduzida por David Macklin, um dos coautores das guidelines de tratamento da obesidade em adultos.

Esta reunião da APDP “tem uma identidade própria, tem uma história própria e que se deve manter”, disse hoje o presidente, José Manuel Boavida. João Raposo, diretor clínico, acrescentou que, em Portugal, continuamos a ter cuidados fragmentados e que a APDP quer mostrar “que as coisas podem ser feitas de outro modo”.

O 6.º congresso decorre presencialmente, no Centro Ismaili de Lisboa, nos dias 7 e 8 de novembro, mas haverá um curso pré-congresso que começa na sede da APDP no dia 6: chama-se “Hands On” e incidirá sobre a insulinoterapia, no dia 6, e, no dia 7, já no Centro Ismaili, sobre o pé diabético e a obesidade.

No dia 7, além do momento além-fronteiras, o congresso contempla as sessões: epigenética das doenças metabólicas, cuidados de saúde em diabetes – que modelos, e cidades saudáveis.

No último dia, para já, os temas são: diabetes tipo 1 para todos, diabetes e mulher, saúde mental e diabetes, sono e diabetes, estilos de vida, doença hepática metabólica e, por último, diabetes fora da caixa.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMD atribui bolsas de formação Professor João F. C. Carvalho

Este ano, o júri elegeu as candidaturas de Ana Santos Alves (Doutoramento em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária do Porto da Universidade do Porto), Ana Margarida Rodrigues (Curso de Especialização em Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Diana Augusto (Curso de Especialização em Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), num total de 28 candidaturas recebidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights