Mónica Reis, coordenadora do Núcleo, destaca a diversidade do programa científico deste ano, que abrangerá temas como infeciologia, cancro, obesidade, alimentação, atividade física, envelhecimento saudável, além dos diferentes tipos de diabetes e novas tecnologias. “Os objetivos da Reunião são não só o enriquecimento científico de todos os participantes, mas também proporcionar um local de encontro entre pares, onde possamos, de forma aberta, partilhar dúvidas, dificuldades e, naturalmente, soluções”, explica a médica.
“É nosso objetivo, enquanto comissão organizadora, ter um programa abrangente, interessante e enriquecedor, pelo que houve preocupação em incluir temas inovadores que, por vezes, não são tão debatidos e que vão ao encontro de alguns anseios de quem trata e gere a pessoa com diabetes”, acrescenta o presidente da iniciativa.
A expectativa é de uma ampla participação de colegas, não só internistas, mas também de outras especialidades interessadas na área da diabetes. “No final da Reunião, esperamos que todos saiam mais ricos do ponto de vista científico e que tenham tido a possibilidade de estreitar relações interpessoais, de forma a melhorarmos a gestão da pessoa com diabetes”, sublinha Mónica Reis.
A coordenadora do Núcleo deixa um apelo à participação ativa na reunião, em todas as sessões e no curso pré-congresso sobre novas tecnologias. Particularmente dirigido aos internos de formação específica, Mónica Reis incentiva a submissão de trabalhos e a participação no Prémio Jorge Caldeira (Merck SA) e nas Bolsas NEDM/Lilly e Helena Saldanha (Boehringer Ingelheim), com projetos de investigação. “No site do NEDM e da 18.ª Reunião Anual poderão encontrar os respetivos regulamentos. Contamos convosco”, conclui.
Já Pedro Caiano Gil não deixa de sublinhar também a relevância de assumir a liderança da organização da iniciativa. “Ser presidente da 18.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, para além de uma grande responsabilidade pela importância deste encontro na área da Diabetologia em Portugal, é, acima de tudo, uma honra. Não só pelo facto de estar a representar uma comissão organizadora empenhada em proporcionar uma reunião proveitosa e de elevada qualidade científica, mas também pelo convite que foi endereçado ao grupo de Diabetes do Serviço de Medicina Interna da ULS de Gaia e Espinho pelo secretariado do núcleo para a sua organização”.
A reunião promete ser um marco importante para a comunidade médica dedicada ao estudo e tratamento da diabetes, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e a inovação na área. “Como presidente da reunião, a minha expectativa é que o curso pré-congresso seja eminentemente prático e útil para quem estiver inscrito, e que, no final dos dois dias de reunião, possamos olhar para trás e verificar que ‘crescemos’ mais um pouco em termos médico-científicos. E sem esquecer a componente social, fica desde já feito o convite para comparecer em Vila Nova de Gaia, nos dias 25 e 26 de outubro, pois vai valer a pena”, finaliza o presidente.
Pode fazer aqui a sua inscrição.
PR/HN
0 Comments