Santa Maria abre novas instalações da urgência da maternidade segunda-feira

30 de Julho 2024

As novas instalações da urgência da maternidade do Hospital Santa Maria abrem na próxima segunda-feira, anunciou hoje a instituição, adiantando que nesta fase se mantém a resposta a grávidas até às 22 semanas de gestação como tem vindo a acontecer.

Durante o mês de agosto, a resposta permanente de Urgência de Ginecologia para a área de influência da maternidade continua, excecionalmente, a disponibilizar quatro equipas de médicos para reforçar as escalas semanais do Serviço de Urgência do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, adianta a Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) em comunicado.

“As novas instalações da urgência abrem no dia 05 de agosto de 2024, segunda-feira, assegurando, nesta fase, a resposta a grávidas até às 22 semanas de gestação, como até aqui, mantendo-se as cesarianas e as induções de trabalhos de parto nas outras instituições do SNS da região de Lisboa durante todo o mês de agosto”, salienta.

A instituição recorda que, desde agosto de 2023, e durante as obras de construção da nova Maternidade Luís Mendes Graça, as equipas do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria continuaram a assegurar a assistência a urgências ginecológicas e a grávidas da região de Lisboa.

“Resposta que conjugaram com o aumento da atividade programada interna, com um crescimento do número de consultas e cirurgias realizadas, e o reforço das escalas de outras maternidades da rede pública, desde logo no segundo semestre de 2023 à do Hospital S. Francisco Xavier e desde 1 de janeiro à do Hospital Beatriz Ângelo (HBA)”, salienta.

Segundo a ULSSM, a Urgência Metropolitana de Ginecologia do Hospital de Santa Maria, constituída por um especialista e um interno, dá também resposta desde 01 de janeiro a grávidas até 22 semanas de gestação, tendo atendido cerca de 1.000 episódios de urgência este mês, o número mais elevado do último ano e semelhante ao que atendia com equipas completas de cinco elementos.

Foram recebidas doentes com situações ginecológicas com indicação cirúrgica urgente de todos os hospitais da área metropolitana de Lisboa e fora desta área.

A ULS adianta que, no seguimento desta disponibilidade com a rede regional nos últimos meses, e com o objetivo de assegurar estabilidade nas escalas do Serviço de Urgência de Obstetrícia/Ginecologia do HBA e previsibilidade de resposta para as grávidas que procuram estes serviços nesta época do ano, decidiu, “de forma proativa”, manter a colaboração por mais um mês.

Assim, quatro equipas do Hospital de Santa Maria (constituídas por um especialista e um interno da especialidade) farão adicionalmente parte das escalas semanais do Hospital Beatriz Ângelo durante o mês de agosto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This