Câmara de Mira assume preocupação com situação nos bombeiros locais

14 de Agosto 2024

O conflito entre o corpo ativo e a direção dos Bombeiros Voluntários de Mira, que levou à recusa de prestação de alguns serviços por parte dos operacionais e à demissão dos órgãos diretivos, preocupa o presidente da Câmara.

Em declarações à agência Lusa, na qualidade de responsável máximo da Proteção Civil de Mira, Artur Fresco manifestou-se muito preocupado com o conflito na corporação de bombeiros, em época de incêndios florestais e numa altura em que a população do concelho quase quadruplica de visitantes, com o turismo e as férias de emigrantes.

“Estamos muito preocupados, porque é uma época crítica de incêndios, o verão é sempre um problema. Por acaso, aqui, ainda não tem acontecido nada (…), mas também poderá vir a ocorrer no nosso território”, disse o autarca.

Outra preocupação resulta do serviço de assistência às praias, protocolado entre a associação humanitária de bombeiros voluntários e o município de Mira, numa altura de época balnear em que a população concelhia “triplica ou quadruplica”.

“Preocupa-me também os cuidados pré-hospitalares, os transportes agendados de doentes. Há aqui uma série de serviços que têm de ser normalmente acautelados”, alertou Artur Fresco.

Em comunicado divulgado na manhã de hoje na rede social Facebook, cerca de 72% (43 em 59) dos bombeiros do corpo ativo da corporação de Mira manifestou-se indisponível para integrar as escalas do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios e do Serviço de Praia, face a um conflito que se vem registando com a direção da associação.

Pelas 15:00, foi a vez da direção da associação humanitária divulgar um comunicado na mesma página da rede social – embora datado de quinta-feira – através do qual revelava que se tinha demitido com efeitos imediatos.

Perante o conflito, e notando que a situação na associação humanitária é uma questão interna da respetiva direção e comando, sendo alheia à Câmara Municipal, Artur Fresco disse acreditar que perante a anunciada demissão dos órgãos diretivos “volte tudo à normalidade já a partir de quarta-feira” nos bombeiros de Mira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights