Aprovada recomendação para reforçar apoios a idosos pelo Parlamento

9 de Outubro 2020

O parlamento aprovou esta sexta-feira uma recomendação do CDS que pede mais medidas de apoio para instituições do setor social com estruturas residenciais para idosos, como a realização de testes de despiste à Covid-19 e materiais de proteção individual.

O projeto de resolução foi aprovado pelo plenário com a abstenção do PS, PCP e PEV e votos favoráveis das restantes bancadas.

A iniciativa dos centristas recomenda ao governo um conjunto de medidas de apoio a instituições “do setor social e solidário que disponham de estrutura residencial para pessoas idosas” no âmbito das medidas extraordinárias adotadas em época de pandemia.

O CDS aponta que já em março tinha apresentado uma iniciativa legislativa onde constavam algumas medidas de apoio às instituições do setor social, lamentando que tenham sido chumbadas no parlamento.

“Lamentavelmente, e pelos piores motivos, o tempo veio dar-nos razão e mostrar que as medidas que propusemos em março e que foram rejeitadas em abril, teriam sido importantes para impedir a proliferação de focos de contágio nos lares de idosos e, mais relevante, para diminuir os efeitos causados”, pode ler-se no documento.

Assim, o CDS recomenda ao governo que, em instituições do setor social que acolham idosos, sejam fornecidos “os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para todos os trabalhadores, voluntários ou utentes, renovando o Programa “Adaptar Social +”, adotado pelo governo em agosto.

O partido sugere ainda que o governo realize “periodicamente aos trabalhadores, voluntários e utentes, operações de teste de despiste” do vírus e que desenvolva “ações de informação e de formação, destinadas a funcionários e a voluntários”, em articulação com os municípios e a autoridade de saúde local.

No debate do projeto da passada quinta-feira, o deputado socialista João Paulo Pedrosa, argumentou que as medidas da proposta do CDS-PP já estão a ser implementadas pelo governo e ironizou que a situação nos lares não deve ser “tratada com demagogia e populismo, porque isso faz o deputado André Ventura com muito mais eficiência”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights