MedStart – CNIFG 2024: Congresso Nacional do Interno de Formação Geral acontece em setembro em Lisboa

5 de Setembro 2024

A décima terceira edição do MedStart - CNIFG (Congresso Nacional do Interno de Formação Geral) realizar-se-á nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2024, no Hospital da Luz, em Lisboa

O evento, que decorrerá em formato presencial, reunirá mais de 150 participantes e oradores, que irão debater temas abrangentes, desde a Saúde Mental à Inovação Tecnológica e Carreiras Médicas.
O MedStart – CNIFG é um evento médico de carácter formativo, sem fins lucrativos, organizado por Internos de Formação Geral para Internos de Formação Geral. O objetivo principal é fomentar o crescimento profissional dos participantes, potenciando as suas competências clínicas e transversais, e auxiliando-os na construção da sua identidade técnico-profissional. O congresso enfatiza a relevância de um exercício da medicina mais humanizado, centrado no doente e consciente dos avanços científicos e tecnológicos na área da Saúde e da Medicina.
A edição deste ano contará com a intervenção de várias entidades e rostos basilares da área da Saúde, incluindo o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Dr. António Gandra D’Almeida; o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes; o Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos da Região Sul, Dr. Paulo Simões; o Coordenador Nacional do Conselho Nacional do Internato Médico, Dr. José Durão; o Secretário-Geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Dr. Nuno Rodrigues; e o representante da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Dr. Hugo Esteves.
As principais temáticas em discussão serão as oportunidades profissionais para jovens médicos, a educação e literacia em Saúde numa Medicina mais digital e evoluída, e a realidade atual e sustentabilidade do Sistema de Saúde em Portugal. O painel científico contará com um conjunto amplo de sessões, desde plenárias a debates, abordando tópicos como o Futuro do Serviço Nacional de Saúde, Literacia em Saúde, Mercado de Trabalho para recém-mestres em Medicina, Saúde Digital e Telemedicina, e Finanças em Medicina.
Entre os oradores das Sessões Plenárias estarão a Prof. Dra. Helena Canhão, Reumatologista e Diretora da NOVA Medical School; o Prof. Dr. Rui Tato Marinho, Gastroenterologista e Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde Santa Maria; a Dra. Cristina Fraga, Assistente Graduada Sénior em Hematologia Clínica no Hospital do Divino Espírito Santo; o Prof. Dr. Goiana da Silva, doutorado em “Health Policy, Global Health Innovation” pela Imperial College Faculty of Medicine; a Dra. Catarina Reis de Carvalho, Assistente Hospitalar de Ginecologia-Obstetrícia na Unidade Local de Saúde Santa Maria; e o Prof. Dr. Filipe Pinto, Médico Psiquiatra e Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O MedStart – CNIFG 2024 incluirá também uma multiplicidade de Workshops para habilitar e fomentar competências técnicas relevantes, um Concurso de Casos Clínicos – MedStart Challenge powered by Dioscope, e um Speed Dating de Especialidades para facilitar o diálogo e a transmissão de informações entre os participantes e colegas Internos de Formação Especializada de todo o país.
O congresso conta com a colaboração de diversas empresas, nacionais e internacionais, que reconhecem a relevância deste evento no início do exercício da profissão médica, cujo primeiro degrau é o Internato de Formação Geral.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

Tecnologia 3D revoluciona cirurgia da coluna em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria – Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento inovador.

Farmácias querem ser aliadas no rastreio do cancro e outras doenças

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a integração das farmácias na rede de rastreios nacional para identificar precocemente doenças, como os cancros gástrico, colorretal, o VIH/Sida ou hepatites virais, e contribuir para aumentar a população elegível rastreada.

MAIS LIDAS

Share This