“Bronquiolites? Longe do meu bebé!” pretende desmistificar o vírus por trás da maioria das bronquiolites

23 de Outubro 2024

Com a chegada da estação mais fria, chega também a maior propensão ao desenvolvimento de infeções respiratórias nomeadamente causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR ou RSV, sigla em inglês), que afeta mais frequentemente bebés e idosos, pelo seu sistema imunitário mais fraco.

Para aumentar o conhecimento sobre o RSV, o seu impacto e medidas gerais de prevenção, a Sanofi em colaboração com a RFM organiza, no próximo dia 29 de outubro, a Talk “Bronquiolites? Longe do meu bebé!”, às 21horas, no Youtube da RFM.

No que respeita às crianças, o RSV é responsável pela maioria dos internamentos por bronquiolite aguda e é a causa mais comum de hospitalização.1

Para falar sobre este tema, Inês Andrade, locutora da RFM, estará à conversa com o pediatra Manuel Magalhães, com Miguel Arriaga, Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, da Direção Geral da Saúde e com a atriz e mãe Sofia Arruda, que já passou por uma situação de bronquiolite com um dos seus filhos.

Esta iniciativa de sensibilização para a infeção por RSV tem como objetivos disponibilizar informação credível e de qualidade sobre o vírus; proporcionar uma compreensão mais profunda do impacto do RSV na sociedade e nas famílias; construir uma comunidade de pais, educadores e prestadores de cuidados mais informada, com maior conhecimento sobre este vírus, capacitando-os a partilhar as suas experiências e a tomar medidas para ajudar na prevenção e educação sobre o RSV junto da sociedade.

Apesar do elevado número de casos de RSV registados a cada ano, este vírus ainda é muito desconhecido para a maioria dos pais, que estão mais familiarizados com o termo bronquiolite do que com o nome do próprio vírus.

No dia 29 de outubro, às 21h, junte-se a esta conversa, no youtube da RFM, através do link: https://youtube.com/live/cpFRDyt39xc?feature=share

Saiba mais sobre este vírus em JuntosContraoRSV.pt

Referências:

  1. Zhou H et al. Clin Infect Dis 2012; 54(10): 1427–1436.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This