Infeções urinárias são mais prevalentes no verão, alerta especialista

16 de Julho 2022

De acordo com a médica Catarina Peixinho, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Pedro Hispano, as Infeções do Trato Urinário (ITU) nas mulheres são mais frequentes no verão.

A especialista explica que a desidratação (suor e respiração) podem ser as principais causas para o aparecimento de infeções urinárias. Catarina Peixoto explica que as infeções acontecem quando esta desidratação “não é compensada devidamente pela maior ingestão de líquidos, o que gera menor produção de urina, e mais concentrada”.

Por outro lado, a ginecologista alerta para o aumento da humidade na região íntima durante o verão que fomenta uma maior proliferação de microrganismos.

Segundo, a médica “em mulheres jovens, os maiores fatores de risco para cistite são atividade sexual recente ou frequente, uso frequente de espermicida nonoxinol-9 (presente em alguns preservativos) e antecedente de ITU”. No entanto, chama a atenção para outros fatores que aumentam o risco de ITU, nomeadamente: alterações na flora vaginal devido à gravidez ou menopausa, uso de antibióticos, alterações no esvaziamento vesical e problemas estruturais no trato urinário.

Quanto ao pico de incidência de infeções não complicadas do trato urinário baixo em mulheres “observa-se entre os 18 e os 30 anos, coincidindo com a idade de máxima atividade sexual na mulher e idade fértil”. Nas mulheres em fase de pós-menopausa, calcula-se que “aos 70 anos, 15% das mulheres apresentem bacteriúria assintomática, número que aumenta para 30-40% em mulheres hospitalizadas/instituições de geriatria e praticamente para os 100% em portadoras de sonda urinária permanente”.

A especialista destaca que os principais sintomas são o aumento da frequência e urgência em urinar, ardor ou dor ardor em cada ida à casa de banho, urina turva e com mau cheiro, dor na região púbica e sangue na urina.

Hidratação constante, alimentação rica e variada, ir à casa de banho sempre que necessário, secar bem a roupa íntima e biquínis e escolher produtos adequados para lavar a zona íntima são alguns dos conselhos que a especialista deixa para prevenir ITU.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights