Cascais: Unidade hospitalar bate recorde na certificação internacional

23 de Outubro 2024

Hospital de Cascais obtém a sua quinta certificação JCI com a melhor pontuação da sua história, após avaliação rigorosa de mais de 1200 requisitos de qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde

O Hospital de Cascais atingiu um marco histórico ao conseguir o melhor resultado de sempre na sua quinta reacreditação pela Joint Commission International (JCI), a mais prestigiada entidade internacional na acreditação de organizações de saúde. A distinção, anunciada a 23 de outubro de 2024, resulta de uma rigorosa auditoria que avaliou cerca de 1200 requisitos relacionados com segurança do doente, padrões clínicos e não clínicos, atendimento, gestão e organização.

A unidade hospitalar, gerida em regime de Parceria Público-Privada pelo Grupo de Saúde Ribera, demonstrou excelência em múltiplas vertentes, destacando-se pela forte liderança e gestão de equipas, cultura de segurança organizacional, foco no doente e melhoria contínua, maturidade em processos de qualidade e segurança do doente, bem como eficiente comunicação interna.

José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, enfatizou que esta reacreditação reforça o compromisso da instituição com a saúde da população servida, garantindo as melhores práticas em processos participativos, auditáveis e quantificáveis. O dirigente salientou ainda a importância da segurança do doente e dos profissionais como base fundamental para o cuidado da população.

A Joint Commission International, referência mundial há mais de duas décadas na melhoria da qualidade e segurança nas unidades de saúde, está presente em mais de 70 países. Esta reacreditação confirma o alinhamento do Hospital de Cascais com as melhores práticas internacionais, validando o trabalho contínuo e a competência das suas equipas na prestação de cuidados de saúde de excelência.

O Hospital de Cascais, que iniciou a sua atividade em 2010, serve atualmente cerca de 280.000 habitantes do concelho de Cascais e, na área Materno-Infantil, algumas freguesias de Sintra, alcançando uma cobertura total de 350.000 habitantes. A unidade dispõe de 277 camas, 33 gabinetes de consultas de especialidade, dez salas de bloco de partos e seis salas de bloco operatório.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This