Governo do Japão limita cuidados hospitalares a casos graves perante recorde de contágios

4 de Agosto 2021

O governo do Japão decidiu que doentes com Covid-19 com sintomas moderados ficam isolados em casa em vez de serem cuidados em hospitais, face ao forte aumento de novos casos sobretudo em Tóquio, que acolhe os Jogos Olímpicos.

O plano do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, visa destinar camas hospitalares quase exclusivamente para os doentes com sintomas graves ou em risco de os desenvolver e marca uma grande mudança na política, numa altura em que os novos casos na capital mais do que triplicaram desde o início dos Jogos Olímpicos, em 23 de junho.

Tóquio contabilizou hoje 4.166 novos casos, um recorde desde que a pandemia começou no início do ano passado.

A medida, introduzida esta semana, foi debatida esta quarta-feira no parlamento, com a oposição, bem como alguns deputados e especialistas do partido no governo, a argumentarem que isso colocaria em risco a vida das pessoas isoladas em casa sem os cuidados adequados.

Suga, criticado por insistir em organizar os Jogos Olímpicos apesar das reservas da população em relação ao coronavírus, disse que não há evidências que liguem o aumento de casos aos Jogos Olímpicos.

As infeções, impulsionadas pela variante Delta, mais contagiosa, podem acelerar para as dez mil diárias a meio de agosto, segundo alguns especialistas, que pediram que o atual estado de emergência em Tóquio e outras quatro cidades seja alargado a todo o país.

As medidas de emergência, que visam a proibição de álcool e redução de horários de estabelecimentos de restauração, são cada vez mais ignoradas pela população, que está cansada das restrições.

“A pandemia entrou agora numa nova fase. A capacidade dos hospitais é limitada”, afirmou o ministro da Saúde, Norihisa Tamura, ao parlamento.

O ministro defendeu a política de isolamento doméstico como necessária para prevenir um colapso semelhante ao que aconteceu em abril em Osaka, quando milhares de pessoas ficaram infetadas e algumas morreram em casa enquanto esperavam por camas hospitalares.

A oposição critica Suga por não aumentar suficientemente a capacidade dos hospitais apesar dos avisos sobre a rápida disseminação da variante Delta.

O tratamento da Covid-19 no Japão é limitado a hospitais públicos e universitários, que possuem instalações adequadas e especialização.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights