USF-AN: Vacinação sazonal está “longe de atingir metas ideais”

5 de Dezembro 2024

A associação que representa as Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou hoje que a campanha de vacinação sazonal “está longe de atingir as metas ideais” e que persistem falhas na disponibilização de vacinas aos centros de saúde.

“Apesar do aparente sucesso, muito por mérito do esforço e dedicação dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o processo de vacinação sazonal está longe de atingir as metas ideais”, afirmou a USF-AN em comunicado.

A associação alegou que, para além da campanha nos cuidados de saúde primários ter começado mais tarde, têm ocorrido “falhas persistentes” na disponibilização de vacinas aos centros de saúde, “que não parecem estar a acontecer nas farmácias”.

Essa situação está a “comprometer o total sucesso da campanha, com desgaste dos profissionais e da confiança dos utentes, sem falar do impacto na gestão da doença”, salientou a USF-AN.

De acordo com a associação, apesar da falta de `stock´ em algumas unidades do SNS, a maior taxa de cobertura vacinal contra a covid-19 e a gripe foi registada entre os idosos com 85 anos ou mais, que são vacinados exclusivamente nos centros de saúde.

Além disso, os centros de saúde estão a vacinar mais do que as farmácias há três semanas consecutivas, “denotando o esforço para alcançar os objetivos propostos e dar a melhor resposta à população, mesmo em condições menos favoráveis”, referiu a associação que representa as unidades de saúde familiar.

Alertou também que a situação nos grupos-alvo abaixo dos 60 anos, cuja vacinação é também da responsabilidade exclusiva dos cuidados de saúde primários, permanece sem informação pública atualizada nos relatórios da Direção-Geral da Saúde (DGS), o que leva a que não se considere estes milhares de vacinas para avaliação da campanha.

Segundo o último relatório da DGS, entre 20 de setembro e 01 de dezembro, foram vacinadas 1.444.120 pessoas com o reforço sazonal contra a covid-19 e 2.158.165 pessoas contra a gripe.

Os dados indicam ainda que 2.018.832 foram vacinadas nas farmácias que integram a campanha sazonal e 1.582.863 optaram por tomar as vacinas nas unidades do SNS.

A cobertura contra a gripe dos idosos com 85 anos ou mais, que são vacinados apenas no SNS, está nos 80,65%, baixando para os 62,60% no caso do reforço contra a covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights