Loures anuncia abertura a 12 de dezembro do Centro de Saúde do Catujal

7 de Dezembro 2024

O novo Centro de Saúde do Catujal, na freguesia de Unhos, vai entrar em funcionamento na próxima quinta-feira, com serviços de cuidados de saúde personalizados, avançou hoje à Lusa fonte oficial da Câmara de Loures.

“A nova unidade de saúde do Catujal entrará em funcionamento no dia 12 de dezembro com a prestação de cuidados por parte das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, à qual se associa, na semana seguinte, o trabalho de uma Equipa de Saúde Mental Comunitária que também nesse espaço fará o seu trabalho junto da população da zona oriental do concelho de Loures”, informou o gabinete de comunicação da autarquia.

Segundo os serviços da câmara liderada por Ricardo Leão (PS), a abertura do novo centro de saúde “depende da Unidade Local de Saúde (ULS) de S. José, que tem a competência de acautelar todo o equipamento e mobiliário e a afetação de profissionais”.

“Depois de garantidas estas questões, a ULS articula com o município para que este garanta, no âmbito das suas competências, a contratação dos serviços de apoio ao funcionamento, como a limpeza, a vigilância e a resposta futura a pedidos de intervenção para manutenção ou conservação e arranjos exteriores”, acrescentou a autarquia.

Para a abertura do equipamento, o município “foi mais além” das suas responsabilidades, no âmbito das suas competências, “adquirindo algum equipamento (armários) para que a sua entrega fosse mais rápida, respondendo afirmativamente a esse pedido de cooperação por parte da ULS”, conforme explicou na nota enviada à Lusa.

Questionada sobre a falta de médicos na zona, a autarquia salientou que “é uma questão do conhecimento público no concelho de Loures, na AML [Área Metropolitana de Lisboa] e no país”, e que “esta preocupação constante tem levado esta autarquia a acompanhar de perto as diligências que a ULS tem levado a cabo para programar soluções que venham suprir essa falta”.

“No imediato, as populações de Unhos e Apelação terão mais resposta do que atualmente, uma vez que será adicionado um serviço de teleconsulta, contratado pela ULS. Em paralelo, a ULS tem desencadeado ações junto de vários médicos (alguns em situação de aposentação) no sentido de cativar profissionais para esta unidade de saúde”, avançou a autarquia.

O objetivo final pretendido para o espaço, concluiu a nota, é que, num futuro que se deseja próximo, seja constituída uma equipa que integre uma Unidade de Saúde Familiar”.

Perante a demora na entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde do Catujal, a CDU de Loures promove no sábado, pelas 11:00, uma concentração junto ao equipamento para exigir a sua abertura e “médicos de família para todos”.

“Já há vários meses que nós ouvimos falar em datas que vão sendo sucessivamente adiadas, era para ser em maio, depois em junho, e passou, entretanto falou-se em novembro, fala-se em dezembro, mas nunca tivemos uma data certa que nos fosse dada para abertura do centro de saúde”, afirmou à Lusa a vereadora da CDU na Câmara de Loures, Fernanda Santos.

“O edifício está pronto, a obra já foi entregue há vários meses pelo empreiteiro à câmara municipal, que é quem está a fazer as obras, mas temos estado sucessivamente a aguardar que o centro de saúde abra”, referiu.

A autarca explicou que o novo centro de saúde “vai servir duas freguesias dentro da união de freguesias” e que a Apelação, “neste momento, não tem um único médico de família”, deixando parte significativa dos cinco mil habitantes desta freguesia sem médico atribuído, pois “alguns são atendidos há vários anos em outros centros de saúde e não mudaram”.

“No caso do Centro de Saúde de Unhos, existe um, dois médicos, o que significa que, dos 10 mil habitantes, uma parte considerável também não tem médico de família”, apontou Fernanda Santos.

Para a vereadora, não tendo uma data para a abertura e sabendo-se da “dificuldade de médicos, tanto ali como em todo o país”, é altura de alguém dar “uma explicação concreta e abrir aquele belíssimo centro de saúde, com novas instalações”, bem como “reivindicar médicos de família e enfermeiros de família, que também são importantes, para todos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE condena diploma com a 3ª Alteração às Carreiras de Enfermagem

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) manifestou, esta semana, a sua oposição à publicação do Decreto-Lei n.º 111/2024, de 19 de dezembro, que introduz a terceira alteração às carreiras de enfermagem. Segundo a ASPE, este diploma representa uma oportunidade perdida para resolver desigualdades históricas no setor e criar uma visão estratégica de longo prazo para a profissão.

MAIS LIDAS

Share This