Nova Bastonária da Ordem dos Médicos são-tomenses quer “medicina mais humana e digna”

13 de Dezembro 2024

A nova bastonária da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe (ORMED-STP), Lagchar Barreto, hoje eleita, quer “medicina mais humana e digna” no arquipélago, e melhorar a ações da instituição na garantia da qualidade do ato médico.

“A medicina humanizada consiste em um conjunto de práticas que tem como finalidade trazer o conhecimento, a segurança ao paciente por meio de atendimento mais humano, gentil e empático”, afirmou a nova bastonária da ORMED no seu discurso de posse.

Lagchar Neto Viegas Barreto é primeira médica são-tomense especialista em Gastroenterologia pela Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe em 2020 e tornou-se na primeira mulher eleita bastonária da ORMED.

A nova bastonária da ORMED referiu que a dignidade médica é um tema relevante que consiste na “proteção da dignidade do médicos e a defesa da autonomia profissional alicerçada na ciência, ética e boas práticas”, mas tem sido pouco aprofundada e muitas das vezes utilizada de forma limitada.

“A medicina é uma atividade humanitária e social e a relação médico-paciente é o pilar fundamental no exercício profissional”, sublinhou.

Lagchar Barreto disse que o seu plano de ação visa a melhoria de coordenação, apoio e dedicação da classe médica, melhoria de comunicação entre os médicos e outras entidades, garantia de qualidade do ato médico e reforço da capacidade técnica institucional para uma resposta adequada.

“Ser médico é uma profissão que exige dedicação, responsabilidade, paixão pela medicina”, disse a médica que substitui no cargo de bastonário da ORMED, o ortopedista Celso Matos.

A ministra da ministra da Saúde e Direitos da Mulher, Ângela Costa felicitou a nova bastonária e assegurou o “compromisso de trabalhar lado a lado com a Ordem dos Médicos,”, com “espírito de diálogo permanente” e “a cooperação ativa”.

“Estamos certos que juntos podemos continuar a fortalecer o nosso sistema de saúde, valorizar os profissionais médicos e promover melhores condições de trabalho e formação para a classe sempre com objetivo maior de servir o nosso povo”, declarou Ângela Costa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nova Presidência da ANEM reclama Inventário Nacional de Profissionais de Saúde

Paulo Simões Peres, estudante do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de assumir a Presidência da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) para o mandato de 2025 e anunciou, como uma das grandes prioridades do próximo ano, a concretização do planeamento de recursos humanos em Saúde, para o qual é fundamental o Inventário Nacional de Profissionais de Saúde.

P-BIO reforça compromisso com as Doenças Raras através de um novo Position Paper

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) lançou um novo Documento de Posição dedicado às Doenças Raras, com uma atualização de princípios. Intitulado “Pelos doentes e pelo desenvolvimento económico de Portugal, a oportunidade existe”, o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho das Doenças Raras (GTDR) reforça a importância de uma abordagem integrada e equitativa no tratamento das doenças raras em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This