Pfizer e UpJohn promovem curso de formação em Telemedicina

21 de Outubro 2020

Com o objetivo responder aos novos desafios que o vírus trouxe para os cuidados de saúde a Pfizer e a UpJohn lançam um curso focado na Telemedicina. A iniciativa destina-se a todos os profissionais de saúde sem qualquer custo.

O curso online “Coleção Telemedicina” surge como resposta às necessidades dos profissionais da área da saúde por ser essencial no contexto atual de pandemia. De acordo com um estudo da GFK Metris perto de 775 mil portugueses recorreram à telemedicina desde o início da pandemia, sendo que em 95% dos casos as consultas foram feitas por telefone e menos de 5% envolveram transmissão de imagem.

O estudo conclui que as causas apontadas para justificar estes números convergem para a infraestrutura tecnológica inadequada, bem como para lacunas na formação dos profissionais e literacia da população.

É neste sentido que Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill explica que “perante o incremento exponencial da telemedicina no contexto da pandemia, que exigiu uma adaptação rápida aos profissionais de saúde, e identificadas as lacunas existentes na formação, a Pfizer recorreu à UpHill para criar este curso prático, que promove a discussão das boas práticas na literatura e a experiência das instituições pioneiras na teleconsulta em Portugal.”

O curso dirigido a profissionais de saúde visa garantir que estes profissionais “estão conscientes e confortáveis com os procedimentos adequados às teleconsultas”.

A Pizer e a UpJohn garantem que os principais objetivos do curso incluem: a capacidade de identificar os passos recomendados para a realização de uma teleconsulta, recorrendo a um protocolo de atuação clínica; saber executar exame objetivo dirigido em ambiente de teleconsulta; reconhecer o modelo de funcionamento das teleconsultas e deveres legais durante a prática clínica à distância, bem como identificar os requisitos legais de acordo com o modelo de funcionamento das teleconsultas estabelecido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Além do curso estão agendados três webinars que decorrem nos dias 27 de outubro, 2 e 12 de novembro, ficando também disponíveis para consulta em diferido.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This