Guimarães dá vacina da gripe a idosos na farmácia para aliviar centros de saúde

21 de Outubro 2020

Os habitantes de Guimarães com idade igual ou superior a 65 anos vão poder receber gratuitamente a vacina da gripe nas farmácias do concelho, ao abrigo de um protocolo hoje assinado, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que, desta forma, pretende-se aliviar o fluxo de pacientes nos centros de saúde.

Os custos da administração da vacina são assumidos pela Câmara Municipal e pela Associação Dignitude, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”.

Os beneficiários têm direito à livre escolha das farmácias abrangidas neste programa e para este efeito apenas têm de ser identificados pelo número do utente do Serviço Nacional de Saúde.

O protocolo envolve 31 farmácias do concelho.

Foi hoje assinado entre a Câmara de Guimarães, a Associação Dignitude e a Associação Nacional de Farmácias.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, lembrou que “os profissionais de saúde estão sob uma imensa pressão por causa desta pandemia e é fundamental esta união de esforços para ultrapassar as dificuldades”.

Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, evidenciou o “exercício de inteligência colaborativo”, enaltecendo a “preocupação de Guimarães em criar soluções para os problemas”, num exemplo a seguir por outros municípios.

“É fundamental este trabalho de articulação no sentido de cada entidade fazer aquilo que lhe compete. Este processo ajuda a evitar a concentração de muitas pessoas nos centros de saúde ao permitir dispersar pelas farmácias, num esforço e salvaguarda da saúde pública”, salientou.

Já o presidente da delegação norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, afirmou que a assinatura deste protocolo “é um momento que fica registado e que terá impacto na vida das pessoas, resultado de um trabalho de colaboração em prol da população”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights