Governo diz que o país está numa fase crítica da pandemia

28 de Outubro 2020

Portugal está numa fase crítica da pandemia de Covid-19, admitiu esta quarta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, indicando que a taxa de letalidade global é de 1,9%, situando-se em 10,8% acima dos mais 70 anos.

“Estamos numa fase crítica da pandemia e os portugueses, sem execeção, compreeenderão que se aos cidadãos é exigido um reforço da responsabilidade individual na defesa do nosso bem-estar coletivo ao Ministério da Saúde é exigido que continue a tomar decisões como tem feito desde o início” da pandemia, afirmou António Lacerda Sales.

O governante afirmou ainda, em conferência de imprensa, em Lisboa, que o plano outono/inverno, já apresentado, está a ser consolidado “até ao final da semana”, mas que está já a ser aplicado no terreno, a nível nacional e local.

O governante indicou também que, após um período de estudo, os testes rápidos antigénicos farão parte da resposta à pandemia, a partir de 09 de novembro.

“Neste momento, estão a ser ultimados os procedimentos para a sua operacionalização e para a efetiva utilização de testes de antigénio no SNS”, declarou o secretário de Estado.

O Ministério da Saúde manifestou interesse em adquirir um milhão de testes, através de uma iniciativa europeia, referiu.

“Além disso, Portugal vai beneficiar ainda do financiamento europeu, através da Cruz Vermelha Portuguesa, para fornecimento de testes rápidos, cuja primeira tranche de 100 mil testes está prevista na semana de novembro”, acrescentou.

De acordo com António Lacerda Sales, trata-se de uma nova resposta que permitirá maior celeridade “em casos específicos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.395 pessoas em 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights