Empresários moçambicanos aplaudem fim de quarentena para quem tem teste negativo

30 de Outubro 2020

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) aplaudiu esta sexta-feira o fim da quarentena para quem chega ao país com um teste negativo para a Covid-19, anunciou em comunicado.

“A obrigatoriedade de quarentena constituía empecilho à retoma adequada da atividade económica”, nota a associação empresarial, realçando que, “com esta medida, os viajantes que apresentarem teste negativo com 72 horas, não precisam cumprir a quarentena”.

A medida foi divulgada na quinta-feira pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, numa comunicação à nação em que anunciou a retoma da emissão de vistos turísticos.

Adicionalmente, as crianças até 11 anos estão isentas de apresentar teste para entrar no país.

Filipe Nyusi anunciou que a validade do teste exigido para sair e depois regressar ao país (múltiplas entradas) passa a ser de 14 dias a partir da data da colheita da amostra.

Apesar do alívio gradual das restrições relativas à Covid-19, o chefe de Estado moçambicano pediu que o país mantenha as medidas de prevenção, alertando que as autoridades moçambicanas foram instruídas a reforçar a fiscalização.

Moçambique mantém, no geral, as restrições que o país adotou nos últimos seis meses, com destaque para o uso obrigatório de máscaras e a proibição de aglomerações.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país registou um total de 12.525 casos, 91 óbitos e 10.001 (79%) pessoas são dadas como recuperadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights