Caso gémeas: Sta. Maria alertou Governo para gastos do tratamento de várias crianças

15 de Janeiro 2025

O ex-presidente do Hospital Santa Maria Daniel Ferro revelou hoje que alertou o Governo para o impacto financeiro de tratar várias crianças com o medicamento recebido pelas gémeas luso-brasileiras e afirmou que o desconforto manifestado pelos médicos “é justificado”.

Na comissão parlamentar de inquérito ao caso das crianças tratadas com o medicamento Zolgensma em Lisboa, em 2020, Daniel Ferro recordou que o hospital “não estava preparado para dar execução” a outras situações semelhantes depois de “pagar quatro milhões de euros” que não estavam previstos, referentes a outros dois tratamentos com o mesmo medicamento, no ano anterior.

O responsável indicou que a neuropediatra que acompanhava as gémeas luso-brasileiras em Lisboa, Teresa Moreno, avisou o Conselho de Administração para outras crianças portuguesas residentes no estrangeiro que poderiam ser elegíveis para o mesmo tratamento.

“Perspetivando-se mais do que dois [tratamentos], seria caso de tesouraria e orçamental. Quatro tratamentos significariam verbas que o hospital não tinha capacidade para suportar”, indicou, admitindo “estrangulamento da gestão financeira em 2019”.

Face ao exposto, o ex-presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) explicou aos deputados que pediu uma reunião à tutela para discutir o financiamento.

“Nas primeiras duas crianças que foram também tratadas, o hospital não foi ressarcido. Eu tive a informação do Governo, na altura, que o hospital iria ser reembolsado e que era uma decisão que seria discutida com a ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde). (…) O problema não ficou resolvido”, salientou na audição que durou duas horas.

Daniel Ferro pediu para se encontrar “um instrumento de financiar o tratamento em coerência com o que o Governo [PS] tinha decidido em 2018”, quando “assumiu o financiamento centralizado desta patologia”.

Em relação à carta redigida pelos neuropediatras do Santa Maria a contestar o tratamento, o responsável corroborou “o desconforto” manifestado dos clínicos.

“Para mim, é um sinal de desconforto (…). Como é possível estarmos a tratar doentes que, embora sejam cidadãos portugueses, vivem noutros países e vêm aqui para beneficiar deste tratamento, quando o Serviço Nacional de Saúde tem carências?”, interrogou.

Sobre se foi contactado pelo antigo secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, o antigo presidente do Santa Maria disse que o ex-governante não o contactou, mas sim o contrário, por causa do financiamento.

O ex-presidente do Santa Maria disse ainda que teve conhecimento do caso das gémeas nos dias 18 ou 19 de novembro de 2019 e que o tratamento foi “uma boa decisão do ponto de vista clínico”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights