Centros de saúde do concelho de Coimbra abertos ao sábado de manhã

17 de Janeiro 2025

Os centros de saúde do concelho de Coimbra vão estar abertos nas manhãs de sábado, para dar resposta ao aumento da procura de cuidados para doença aguda, anunciou hoje o presidente da Unidade Local de Saúde de Coimbra.

“Amanhã [sábado] os nossos centros de saúde, no município de Coimbra, estarão abertos, em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, das 09:00 às 13:00, para dar resposta a uma sobreprocura dos cuidados de doença aguda e em que o serviço de atendimento complementar não seria suficiente sem esta resposta adicional”, sublinhou Alexandre Lourenço.

O anúncio da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra foi feito esta manhã, na cerimónia de entrega de 15 veículos elétricos: seis ao município de Coimbra, dois para a Mealhada, um para Mira, cinco para Cantanhede e um para Ansião, que serão utilizados pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP) destes concelhos.

Segundo o presidente da ULS de Coimbra, esta resposta para doenças agudas nos centros de saúde do concelho de Coimbra deverá passar pela Linha SNS 24, que considera que tem sido “uma enorme mais-valia”.

Na terça-feira, a ULS de Coimbra ativou o nível 2 do Plano de Contingência para os cuidados de saúde primários devido ao elevado número de admissões relacionada com infeções respiratórias nos centros de saúde – 2.056 atendimentos (294 por dia), que se traduz num crescimento de 41% na última semana face ao período de 30 de dezembro a 05 de janeiro.

A passagem para este nível impôs a reorganização das agendas médicas para 80% das consultas de situações agudas no próprio dia e o alargamento do horário aos sábados e dias úteis, além da manutenção dos apoios do Centro de Diagnóstico Pneumológico e do Edifício São Jerónimo (análises clínicas).

Nesta ocasião, Alexandre Lourenço informou ainda que, no último trimestre de 2024, foi possível abrir mais 20 vagas de cuidados continuados integrados no domicílio, cobrindo três municípios que até então não tinham este tipo de serviços: Vila Nova de Poiares, Góis e Pampilhosa da Serra.

“Este trimestre, o nosso objetivo é aumentar em 20 vagas no município de Coimbra nesta possibilidade de prestar cuidados no domicílio, onde os doentes realmente necessitam da prestação e do serviço nacional de saúde. A estas 20 vagas no município de Coimbra vamos ainda, até ao final do ano, acrescentar mais 80 vagas neste serviço, tendo perto de 350 vagas no contexto da ULS Coimbra de serviços no domicílio”, referiu.

A cerimónia de entrega de 15 veículos elétricos contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que considerou que os cuidados de proximidade “vão marcar a diferença na prestação de cuidados aos concidadãos”.

“Estes veículos vêm também ajudar nessa prestação de cuidados na proximidade, porque só assim iremos tirar os doentes dos hospitais”, indicou.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

António Gandra D’Almeida pede demissão

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra D’Almeida, pediu esta sexta-feira a demissão do cargo, depois de uma investigação SIC que dava conta de alegada incompatibilidade de funções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights