Especialistas recomendam vacinação contra VSR em adultos em Portugal

11 de Fevereiro 2025

Especialistas portugueses recomendam vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em adultos, especialmente idosos e doentes crónicos. O VSR causa mais de 3.000 hospitalizações anuais em maiores de 65 anos em Portugal.

Um grupo de especialistas portugueses uniu-se para recomendar a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na população adulta em Portugal. Esta recomendação surge após a constatação de que o VSR é responsável por mais de 3.000 hospitalizações anuais de pessoas com mais de 65 anos no país.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia, juntamente com outras cinco sociedades médicas nacionais, apelou a uma ação urgente para reduzir o impacto do VSR nos doentes e no sistema de saúde. Os especialistas defendem que a vacinação contra o VSR em idosos e adultos com doenças crónicas é essencial para prevenir a infeção e as suas consequências.

O VSR tem um impacto significativo a nível global, sendo responsável por 4,59 milhões de casos de infeções respiratórias em todo o mundo, segundo dados do Global Burden of Disease. Em Portugal, o Consórcio VSR na Europa (RESCEU) estima que 92,5% de todas as hospitalizações por VSR entre os adultos ocorrem em pessoas com mais de 65 anos.

Os grupos de risco identificados pelos especialistas incluem pessoas com 50 anos ou mais que sofrem de doenças como DPOC, asma, insuficiência cardíaca, doença arterial coronária, diabetes, doença renal crónica, doença hepática crónica, bem como indivíduos imunocomprometidos. A recomendação estende-se também a todos os indivíduos com 60 anos ou mais.

Tiago Alfaro, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, enfatiza a importância de proteger os grupos mais vulneráveis e sugere que as entidades públicas deveriam considerar a comparticipação destas vacinas e a sua possível inclusão no Programa Nacional de Vacinação.

Atualmente, existem duas vacinas disponíveis contra o VSR em Portugal. Os especialistas recomendam que a vacinação seja realizada preferencialmente entre setembro e novembro, coincidindo com a vacinação contra a gripe, para facilitar a proteção simultânea contra ambas as doenças.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights