BE acusa Governo de prometer “mundos e fundos” na saúde e nada ter feito

16 de Abril 2025

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou hoje o Governo de ter prometido “mundos e fundos” para a saúde e de não ter resolvido qualquer problema, tendo-se a ministra revelado “um desastre”.

“Na verdade, o PSD prometeu mundos e fundos e não conseguiu resolver nenhum problema da saúde, pelo contrário, a ministra tem-se revelado um desastre”, considerou Mariana Mortágua à margem de um debate sobre a menopausa, no Porto.

A bloquista recordou os problemas no Instituto Nacional de Emergência e Reanimação (INEM) e os hospitais e urgências fechadas.

Na sua opinião, é importante que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) possa ter soluções para as pessoas e seja um serviço de saúde do futuro.

A título de exemplo, Mariana Mortágua recordou as medidas aprovadas na Assembleia da República para as mulheres em menopausa e para a endometriose, sublinhando que o SNS tem de se adaptar e chegar a toda a gente.

“O PSD não tem uma resposta para isso e não nos digam que será um Governo do PSD, apoiado pelo PS, ou do PS, apoiado pelo PSD, que vai conseguir resolver na saúde aquilo que o PS sozinho não resolveu e que o PSD também não resolveu”, vincou.

A coordenadora do BE defendeu outras medidas para o SNS, nomeadamente a exclusividade, carreiras, autonomia dos hospitais e reorganização.

“Nós temos as soluções para o SNS, precisamos de deputados para ter força para pôr essas soluções em prática e, isso, quer dizer deputados do Bloco de Esquerda que só se conseguem com votos”, concluiu.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

Fisioterapeutas debatem SNS, impacto da inteligência artificial e regulação em Congresso

A Fisioterapia centrada na pessoa, o seu papel na saúde pública, a regulação profissional, as inovações tecnológicas e o impacto da inteligência artificial na prática da Fisioterapia são alguns dos temas a abordar no XII Congresso Nacional dos Fisioterapeutas, que começa hoje, em Lisboa, na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights