USF-AN exige publicação urgente do documento de contratualização 2025

7 de Maio 2025

A USF-AN apelou à ACSS para publicar urgentemente o documento de operacionalização 2025 dos Cuidados de Saúde Primários, alertando para o impacto negativo do atraso na contratualização de objetivos e recursos das USF.

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) enviou um ofício à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a solicitar a publicação urgente do documento de operacionalização 2025 para os Cuidados de Saúde Primários. Este documento é fundamental para dar início ao processo de contratualização de objetivos e recursos das Unidades de Saúde Familiar (USF) para o ano em curso, uma prática considerada uma conquista da reforma dos Cuidados de Saúde Primários e que se tornou uma ferramenta essencial de gestão destas unidades.

Na reunião realizada a 12 de março entre a USF-AN e a ACSS, foi comunicado de forma informal que o referido documento seria publicado até ao final desse mês. No entanto, passados mais de quatro meses, o documento continua por divulgar, mantendo-se o processo de contratualização por iniciar, já em pleno mês de maio. Esta situação prolonga a incerteza nas USF, que aguardam a definição de metas, recursos e incentivos institucionais para 2025, elementos essenciais para o planeamento e funcionamento eficiente das equipas e para a prestação de cuidados de saúde à população.

A publicação tardia deste documento tem vindo a repetir-se nos últimos anos, o que, segundo a USF-AN, banaliza e fragiliza o modelo de contratualização, um dos pilares da reforma dos Cuidados de Saúde Primários. A associação alerta para a entropia e instabilidade geradas pela ausência de orientações claras e atualizadas, que dificultam a gestão e a implementação de projetos e melhorias nos serviços prestados pelas USF.

O apelo da USF-AN à ACSS visa acelerar a publicação do documento, de modo a minimizar os impactos negativos deste atraso e a garantir que as USF possam cumprir eficazmente os seus compromissos assistenciais, de qualidade e de eficiência, em linha com as orientações do Serviço Nacional de Saúde para 2025. Até ao momento, as USF continuam sem resposta, mantendo-se a expectativa de uma solução célere para desbloquear o processo de contratualização.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights