Trump anuncia medida para baixar preços dos medicamentos nos EUA entre 30% e 80%

12 de Maio 2025

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este domingo que vai assinar hoje uma ordem executiva que, segundo ele, vai reduzir o preço dos medicamentos sujeitos a receita médica nos Estados Unidos entre 30% e 80%.

“Os preços vão subir em todo o mundo para compensar e, pela primeira vez em muitos anos, trazer justiça à América”, escreveu o Presidente norte-americano numa mensagem publicada na sua rede social Truth Social, no domingo à noite.

O Presidente dos Estados Unidos deverá assinar o decreto de aplicação desta nova política na segunda-feira de manhã, às 09:00 (13:00 TMG).

A medida garantirá que “os Estados Unidos paguem o mesmo preço que a nação que paga o preço mais baixo do mundo”, afirmou o bilionário republicano, assegurando que esta redução será aplicada “quase imediatamente”.

Questionada pela AFP, a Casa Branca não deu mais pormenores sobre o funcionamento da medida.

O inquilino da Casa Branca há muito que insiste com a indústria farmacêutica para que baixe o preço dos medicamentos, que se encontram entre os mais elevados do mundo e são muito mais caros do que nos países vizinhos (Canadá e México) e na Europa.

De acordo com um estudo da Rand Corporation, os Estados Unidos pagam, em média, 2,5 vezes mais por medicamentos sujeitos a receita médica do que a França, por exemplo. Donald Trump comprometeu-se a reduzir esta diferença durante a sua campanha presidencial.

Em meados de abril, Trump já tinha assinado um primeiro decreto ordenando à sua administração que trabalhasse numa série de medidas para fazer baixar os preços dos medicamentos.

As ações enumeradas incluem a melhoria do processo de negociação entre o sistema público de seguro de saúde e os grupos farmacêuticos e a possibilidade de os Estados importarem medicamentos diretamente de países estrangeiros com preços mais baixos.

As negociações conduzidas pelo Medicare, o seguro de saúde público para pessoas com mais de 65 anos, sobre os preços de certos medicamentos são um processo moroso, e a redução dos preços negociada pelo antigo Presidente Joe Biden – que também liderou uma ofensiva neste domínio – só entrará em vigor em 2026, por exemplo.

Durante o seu primeiro mandato (2017-2021), Donald Trump tomou medidas para reduzir os preços, com o objetivo declarado de os alinhar com os mais baixos do mundo. Mas este plano teve pouco efeito face à oposição da indústria farmacêutica.

A insatisfação das famílias com a inflação em 2022-23 foi analisada como uma das razões para a reeleição de Donald Trump. Mas a sua política de guerra comercial, que consiste em aumentar os direitos aduaneiros sobre as importações dos Estados Unidos nos últimos meses, suscitou receios de novos aumentos de preços.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Javier Jiménez (PharmaMar): “A inovação é o principal motor do nosso negócio”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Javier Jiménez, Chief Medical Officer da PharmaMar, revela os avanços mais recentes do pipeline da empresa, os projetos em curso, a estratégia de inovação e a análise financeira, sublinhando o compromisso contínuo da PharmaMar com a investigação em oncologia baseada em compostos marinhos.

Médicos reforçam importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias do intestino

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que afetam mais de 25 mil pessoas em Portugal. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das DII, assinalado a 19 de maio, e reforça a urgência de um diagnóstico mais rápido, de um acesso mais equitativo e de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar.

Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa organiza o seu I Congresso a 24 de maio

A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) vai realizar o seu I Congresso no próximo dia 24 de maio de 2025, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras. Sob o tema “Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”, o evento propõe-se a ser um espaço de reflexão e debate sobre os principais desafios da medicina contemporânea.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights