Equipamentos de proteção, incluindo máscaras, medicamentos ou mesmo aparelhos respiratórios, serão armazenados em 19 locais, distribuídos por toda a Alemanha, anunciou hoje o ministro da Saúde, Jens Spahn, após um conselho de ministros dedicado à pandemia de covid-19.
Esta reserva vai permitir à Alemanha enfrentar qualquer futura pandemia, durante um mês, e garantir, nos cinco meses seguintes, a produção de novos equipamentos por fabricantes locais, explicou o ministro.
“É um pouco caro de manter. Mas, em caso de crise, fica mais barato e, acima de tudo, é mais eficiente”, disse o ministro, acrescentando que a coordenação europeia para estas situações também está em andamento.
A “reserva nacional de emergência” deve ficar totalmente constituída em 2023.
Considerado um dos países europeus exemplares em termos de gestão da epidemia, a Alemanha, onde mais de um milhão de pessoas testaram positivo para covid-19, também enfrentou uma escassez de equipamentos em março, especialmente máscaras de proteção.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA/HN
0 Comments