Madeira regista em apenas sete dias 26% dos casos desde início da pandemia

8 de Janeiro 2021

A Região Autónoma da Madeira registou nos primeiros sete dias do ano 619 novos casos de Covid-19, o que representa 26% do total de diagnósticos positivos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

Analisando os boletins diários da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, a Lusa constatou que entre 01 e 07 de janeiro a Madeira registou duas vezes o seu máximo diário de casos, 110, verificados na segunda-feira (dia 04) e na quinta-feira (dia 07).

A média nos primeiros sete dias de janeiro na região é de 88,4 casos diários.

Assim, só este ano, a Madeira regista 619 pessoas infetadas, o que representa 26% das 2.379 diagnosticadas desde o início da pandemia na região, em março de 2020.

Estes números confirmam o agravamento da situação no arquipélago e a tendência que já se verificava no final do ano passado, agora com o número de casos a crescer a um ritmo muito mais acelerado.

Só no mês de dezembro a região teve 967 casos, ou seja, mais de metade (54,9%) do total verificado ao longo de 2020, que foram 1.760 casos.

Quanto a mortos, estavam registados no final do ano passado 14, dos quais 12 declarados em dezembro e os restantes dois em novembro.

Nos primeiros sete dias deste mês já foram anunciadas mais quatro mortes, elevando assim o total para 18.

O Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, já determinou o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00, e o encerramento dos bares e restaurantes às 22:30.

Outra das medidas é a proibição de celebrações e outros eventos, incluindo espetáculos culturais, que impliquem uma aglomeração em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, com exceção das cerimónias religiosas, que podem decorrer com um terço da lotação máxima dos recintos.

Nos dois próximos fins de semana, todos os estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes vão encerrar às 17:00 e há recolher obrigatório a partir das 18:00.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This